FILMES DE ANIMAÇÃO INFANTIL E PROCESSOS DE APREENSÃO/TRANSMISSÃO DA MÚSICA:REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL.

Autores

  • Luísa Vogt Cota Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Educação Musical, filmes de animação infantil, cinema nacional, processos e práticas musicais

Resumo

O presente artigo se refere à pesquisa apoiada pela FAPEMIG na área da Educação Musical. O objetivo desta é o de compreender de que forma representações sobre práticas e processos musicais estão sendo produzidas e/ou podem ser ensinadas por meio de filmes. A pesquisa se justifica por entender que os filmes permitem colaborar com um exercício questionador em salas de formação de professores sobre contextos musicais diversos e sobre formas variadas de aprendizagens de música. A pesquisa qualitativa fundamenta o estudo que utiliza fontes bibliográficas e audiovisuais. A metodologia se constitui da apreciação e seleção de filmes infantis nacionais bem como da análise das narrativas e ações de personagens. A pesquisa é relevante no sentido de ampliar os estudos da educação musical abordando produtos culturais midiáticos. Os resultados elucidam representações em que as cenas fílmicas constituem-se de significados para pensar e ensinar princípios, práticas e processos educativo-musicais.

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Biografia do Autor

Luísa Vogt Cota, Universidade Federal de Uberlândia

Música

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Publicado

2012-11-14

Edição

Seção

Artes