HISTÓRIA DO ENSINO RURAL NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG (1950 A 1979): OS SUJEITOS E SUAS PRÁTICAS

Autores

  • Silvana de Jesus Gonçalves Universidade Federal de Uberlândia
  • Sandra Cristina Fagundes de Lima Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Palavras-chave, História do Ensino Rural. História da Educação. História da Escola Rural. Alunos. Memórias.

Resumo

Este texto apresenta os resultados da pesquisa realizada no projeto PIBIC/FAPEMIG (Processo: HUM 048, vigência: 2010/2011) "História do ensino rural no município de Uberlândia - MG (1950 a 1979): sujeitos e suas práticas". Os nossos objetivos foram: buscar memórias e histórias construídas por alunos que vivenciaram o ensino no meio rural; verificar a importância atribuída por eles ao processo de escolarização e à escola rural frequentada; compreender as condições de funcionamento dessa modalidade de educação no nosso município; contribuir para a expansão de estudos e pesquisas em História da Educação por meio dos estudos das práticas escolares, culturas e significados construídos e reelaborados pelos alunos no decorrer do tempo. Para atingir esses objetivos, entrevistamos sete ex-alunos da escola rural, consultamos fotografias e três cadernos escolares. Analisamos os dados a partir das seguintes categorias: Perfil, Tempos e Espaços Escolares, Práticas, Cultura Material, Relacionamentos, Sociabilidade e Significados da Escola. Desses significados destacamos: o trabalho do professor, conteúdos aprendidos, relacionamento com os professores e colegas, caminho da escola, recreio e castigos. Constatamos que a maioria dos ex-alunos era filho de pequenos proprietários rurais, enfrentaram muitas dificuldades para concluírem o ensino primário devido, por exemplo, a necessidade de conciliar escola com o trabalho, a ausência de meios de transporte, as mudanças de professores e o esforço para aprender em salas multisseriadas. A despeito disso, os entrevistados também recordaram com saudades e gratidão as brincadeiras que aconteciam no trajeto para escola e os conhecimentos adquiridos importantes para o desenvolvimento pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana de Jesus Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia.

Sandra Cristina Fagundes de Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em História. Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2012-05-25

Edição

Seção

Educação