HISTÓRIA DO ENSINO RURAL NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG (1950 A 1979): OS SUJEITOS E SUAS PRÁTICAS

Autores

  • Silvana de Jesus Gonçalves Universidade Federal de Uberlândia
  • Sandra Cristina Fagundes de Lima Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Palavras-chave, História do Ensino Rural. História da Educação. História da Escola Rural. Alunos. Memórias.

Resumo

Este texto apresenta os resultados da pesquisa realizada no projeto PIBIC/FAPEMIG (Processo: HUM 048, vigência: 2010/2011) "História do ensino rural no município de Uberlândia - MG (1950 a 1979): sujeitos e suas práticas". Os nossos objetivos foram: buscar memórias e histórias construídas por alunos que vivenciaram o ensino no meio rural; verificar a importância atribuída por eles ao processo de escolarização e à escola rural frequentada; compreender as condições de funcionamento dessa modalidade de educação no nosso município; contribuir para a expansão de estudos e pesquisas em História da Educação por meio dos estudos das práticas escolares, culturas e significados construídos e reelaborados pelos alunos no decorrer do tempo. Para atingir esses objetivos, entrevistamos sete ex-alunos da escola rural, consultamos fotografias e três cadernos escolares. Analisamos os dados a partir das seguintes categorias: Perfil, Tempos e Espaços Escolares, Práticas, Cultura Material, Relacionamentos, Sociabilidade e Significados da Escola. Desses significados destacamos: o trabalho do professor, conteúdos aprendidos, relacionamento com os professores e colegas, caminho da escola, recreio e castigos. Constatamos que a maioria dos ex-alunos era filho de pequenos proprietários rurais, enfrentaram muitas dificuldades para concluírem o ensino primário devido, por exemplo, a necessidade de conciliar escola com o trabalho, a ausência de meios de transporte, as mudanças de professores e o esforço para aprender em salas multisseriadas. A despeito disso, os entrevistados também recordaram com saudades e gratidão as brincadeiras que aconteciam no trajeto para escola e os conhecimentos adquiridos importantes para o desenvolvimento pessoal.

Biografia do Autor

  • Silvana de Jesus Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia.
  • Sandra Cristina Fagundes de Lima, Universidade Federal de Uberlândia
    Doutora em História. Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2012-05-25

Edição

Seção

Educação