A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO DISCURSO DE CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA NAS ELEIÇÕES DE 2010
Palavras-chave:
política, mulher, discurso, representação, Análise de Discurso CríticaResumo
Este trabalho é o resultado do desenvolvimento de um plano de trabalho financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq/UFU, anuênio: 2010-2011. Nosso objetivo é investigar como a mulher é representada discursivamente pelos candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), nos debates entre os candidatos ao primeiro e segundo turnos, e como as questões relacionadas à mulher são tratadas nas suas plataformas de governo. Para isso, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Critica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003) devido ao seu olhar social e linguisticamente orientado para observar as temáticas sobre gênero e poder. Focalizamos, especialmente, a Teoria Social do Discurso, proposta por Fairclough (2001), que trabalha com uma abordagem tridimensional do discurso, envolvendo texto, prática discursiva e prática social. As análises mostram que a temática da mulher ocupa um espaço bem maior na plataforma de governo de Dilma Rousseff que na de Serra. Identificamos nas plataformas e nos debates a construção de uma representação discursiva da mulher atrelada apenas à esfera privada do lar: a mulher mãe.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-03-09
Edição
Seção
Lingüística e Letras