OS GÊNEROS ORAIS NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Allana Cristina Marques UFU
  • Elizete Maria Mesquita UFU

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Ensino, Gêneros discursivos, Gêneros Orais.

Resumo

Objetivando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Língua Portuguesa, várias pesquisas, como também os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1998), indicam os gêneros discursivos como instrumento para esse processo de ensino e aprendizagem. Embora as orientações apontem para um ensino pautado tanto nos gêneros escritos quanto nos gêneros orais, o que se tem observado é que os gêneros orais têm recebido menor atenção e espaço se comparados aos gêneros escritos. Considerando essa diferença quanto à concepção dos gêneros escritos e orais, este trabalho, com base nos pressupostos teóricos de Dolz e Scheneuwly (2010), principalmente, buscou verificar o tratamento dos gêneros orais nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP) do Ensino Médio, usados por escolas da rede pública da cidade de Uberlândia-MG. Para tanto, selecionamos e analisamos sete coleções de Livros Didáticos (LD), editadas entre os anos 2000 e 2009, a fim de perceber como a temática dos gêneros discursivos ganhou espaço nos LDLP nos últimos anos e, principalmente como tem se dado o tratamento dos gêneros orais pelos autores. Assim, por meio desta pesquisa, foi possível perceber que muitas vezes não há um tratamento dos gêneros orais nos LDLP selecionados e, em algumas situações, quando isso acontece, o tratamento é feito de modo superficial.

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Publicado

2011-10-14

Edição

Seção

Lingüística e Letras