SENTIDOS DA PALAVRA MOTIVAÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOSNA ÁREA LINGUÍSTICA APLICADA

Autores

  • Nathalia Gontijo da Costa ILEEL/LEP
  • Maria de Fátima Fonseca Guilherme ILEEL/LEP

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Linguística Aplicada, motivação

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica que buscou verificar, a partir de uma perspectiva discursiva, possíveis sentidos da palavra motivação em alguns artigos acadêmico-científicos na área de Linguística Aplicada. Para tentar dar conta desta proposta, a pesquisa articulou questões da Linguística Aplicada (LA), da Análise Dialógica do Discurso (ADD), e da Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF). Nosso conceito de palavra baseia-se na tese de Bakhtin/Voloshinov (1999:17) que toda palavra "é o signo ideológico por excelência; ela registra as menores variações das relações sociais". A pesquisa buscou, assim, investigar os sentidos que têm sido construídos no funcionamento discursivo desta instância enunciativa acadêmico-científica e também examinar quais as movências/deslocamentos de sentido da palavra motivação. Buscamos desenvolver o estudo a partir de duas instâncias de análise: Dispositivo Matricial e Dispositivo Axiomático, no qual focalizamos os sentidos que se manifestam nos artigos analisados. Como resultado, foi possível depreender que as instâncias enunciativas sujeitudinais (IES) produzem alguns sentidos para a palavra motivação: i) A motivação vinculada às características individuais dos sujeitos-alunos; ii) A motivação vinculada aos sujeitos-professores; iii) A motivação vinculada às técnicas de ensino; iv) A motivação como fator fundamental para a aprendizagem de LE; v) A motivação como fator unicamente cognitivo. Entendemos, pois, que os sentidos da palavra 'motivação' se constituem na dispersão de diferentes significações, ou seja, as instâncias-enunciativas analisadas revelam, a partir de suas filiações teórico-ideológicas e de suas inscrições discursivas, como o conceito é perpassado por contradições e equívocos.

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Biografia do Autor

Nathalia Gontijo da Costa, ILEEL/LEP

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2012-02-01

Edição

Seção

Lingüística e Letras