ESTRATÉGIAS PARA O CONTROLE GESTUAL DE SONS ELETROACÚSTICOS EM TEMPO REAL

Autores

  • Danilo Silva Aguiar Universidade Federal de Uberlândia
  • Daniel Luís Barreiro Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

música eletroacústica, wiimote, interface de controle gestual, síntese e processamento sonoro em tempo-real, mapeamento de parâmetros.

Resumo

O artigo apresenta resultados obtidos na pesquisa de Iniciação Científica realizada através do programa PIBIC/CNPq/UFU. Nele são abordados dois aplicativos desenvolvidos no ambiente de programação Pure Data (Pd), elaborados para obter formas de controle gestual de sons eletroacústicos em tempo-real utilizando o controle de videogame Wiimote (da Nintendo).

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Biografia do Autor

Danilo Silva Aguiar, Universidade Federal de Uberlândia

Danilo Silva Aguiar é graduando em Música/ Bacharelado - habilitação em violão pela Universidade Federal de Uberlândia- MG (UFU). Tem especial interesse na área de composição, com ênfase em música eletroacústica e live electronics. Foi Bolsista do programa PIBIC/CNPq/UFU (2010-2011) com o projeto "Estratégias para controle gestual de sons eletroacústicos em tempo real", no qual resultou em artigos aprovados no XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM) e ao 13° Simpósio Brasileiro de Computação Musical, este último em parceria com Daniel Luís Barreiro e Cesar Traldi.

Daniel Luís Barreiro, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Composição Musical pela University of Birmingham (Inglaterra, 2007), é também Bacharel em Música - Composição e Regência pela UNESP (1997) e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2000). Suas pesquisas estão centradas principalmente nos seguintes temas: música contemporânea, música eletroacústica, música e tecnologia, Max/MSP, difusão sonora (espacialização) de obras eletroacústicas, tempo musical e análise musical. Foi bolsista do CNPq (Pós-Doutorado em Ciência da Computação, 2008), da CAPES (Doutorado no Exterior, 2003-2007), da FAPESP (Mestrado, 1998-2000; e Iniciação Científica, 1994-1996) e do PIBIC/CNPq/UNESP (Iniciação Científica, 1997). Sua produção composicional inclui obras eletroacústicas acusmáticas em stereo e em oito canais, obras mistas (para instrumentos e sons eletroacústicos/interação sonora em tempo-real), paisagens sonoras para instalação de arte interativa e trilhas-sonoras para curtas-metragens e vídeos. Tem obtido reconhecimento em prestigiosos concursos internacionais de composição, tais como Bourges (Prêmio e Menção Honrosa, em 2006; e Seleção - Categoria Residence, em 2005), Metamorphoses (Primeiro Prêmio Ex-Aequo, em 2006), e CIMESP (Finalista, em 2005). Tem obras incluídas nos CDs "Concours de Composition Acousmatique Metamorphoses 2006", lançado na Bélgica, e "Cultures Electroniques 19", lançado na França. Suas obras têm sido apresentadas em importantes festivais, conferências e concertos em diferentes países como Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Inglaterra, Irlanda do Norte, Itália, México e Suíça. Recebeu o Prêmio de Melhor Artigo Musical de estudante no XI Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBCM2007) da Sociedade Brasileira de Computação. Cursou disciplinas, cursos e workshops ministrados por Sérgio Freitas (1991), Flo Menezes (1992-1998), Hans Joachim Koellreutter (1993-1995), Edson Zampronha (1996-2000), Graciela Paraskevaidis (1996), Hans Tutschku (1997, 2003 e 2006), Sílvio Ferraz (1999-2000), Erik Oña (2003), Jonty Harrison (2003-2007), Scott Wilson (2004), Bernard Parmegiani (2004), Miller Puckette, Richard Dudas e David Zicarelli (2005), entre outros. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (MG).

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Publicado

2011-12-21

Edição

Seção

Artes