GESTÃO DEMOCRÃTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: HORIZONTE DAS CONFLUÊNCIAS ENTRE PARTICIPAÇÃO, DESCENTRALIZAÇÃO E TRABALHO COLETIVO NO COTIDIANO ESCOLAR
Palavras-chave:
Trabalho docente, Gestão escolar, Democratização da gestão.Resumo
O que pensam os professores e gestores sobre as atuais configurações da escola? Que expectativas têm em relação à democratização da gestão? Quais suas percepções e sentimentos sobre as condições laborais e sua condição de sujeito no processo educacional? Essas e outras questões assumem centralidade nas motivações que impulsionaram as reflexões e análises presentes nesta pesquisa. Para o desenvolvimento desta investigação, recorremo-nos a três procedimentos inter-relacionados: análise de documentos, entrevista com professores e pesquisa bibliográfica, a qual tangenciou todo o percurso do trabalho. Pesquisas e reflexões relacionadas ao trabalho docente e gestão escolar têm sido relativamente profícuas na literatura educacional, contudo, o tempo presente enseja novos desafios sobre a abordagem e problematização desta temática. Propomo-nos com essas análises aprofundar reflexões sobre a condição do professor, enquanto sujeito, na organização do trabalho escolar mediante conexões com as atividades laborais correlatas à sua práxis cotidiana. A pesquisa empírica foi realizada no âmbito da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA), no período que compreende os anos 2009 e 2010. Destacamos, de início, dois aspectos que serão considerados no decorrer do trabalho: o primeiro refere-se à singularidade das condições de trabalho do professor da referida escola; o segundo refere-se à identificação de processos participativos da comunidade escolar na construção da democratização da gestão.Downloads
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Publicado
2011-05-24
Edição
Seção
Educação