GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: HORIZONTE DAS CONFLUÊNCIAS ENTRE PARTICIPAÇÃO, DESCENTRALIZAÇÃO E TRABALHO COLETIVO NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Maria Vieira Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Thassiane Aparecida José Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Trabalho docente, Gestão escolar, Democratização da gestão.

Resumo

O que pensam os professores e gestores sobre as atuais configurações da escola? Que expectativas têm em relação à democratização da gestão? Quais suas percepções e sentimentos sobre as condições laborais e sua condição de sujeito no processo educacional? Essas e outras questões assumem centralidade nas motivações que impulsionaram as reflexões e análises presentes nesta pesquisa. Para o desenvolvimento desta investigação, recorremo-nos a três procedimentos inter-relacionados: análise de documentos, entrevista com professores e pesquisa bibliográfica, a qual tangenciou todo o percurso do trabalho. Pesquisas e reflexões relacionadas ao trabalho docente e gestão escolar têm sido relativamente profícuas na literatura educacional, contudo, o tempo presente enseja novos desafios sobre a abordagem e problematização desta temática. Propomo-nos com essas análises aprofundar reflexões sobre a condição do professor, enquanto sujeito, na organização do trabalho escolar mediante conexões com as atividades laborais correlatas à sua práxis cotidiana. A pesquisa empírica foi realizada no âmbito da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA), no período que compreende os anos 2009 e 2010. Destacamos, de início, dois aspectos que serão considerados no decorrer do trabalho: o primeiro refere-se à singularidade das condições de trabalho do professor da referida escola; o segundo refere-se à identificação de processos participativos da comunidade escolar na construção da democratização da gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Vieira Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Thassiane Aparecida José, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Bolsista PIBIC/FAPEMIG

Downloads

Publicado

2011-05-24

Edição

Seção

Educação