ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA: AS RELAÇÕES ENTRE SUJEITOS, SABERES E PRÁTICAS COMO CAMPO DE FORMAÇÃO E PESQUISA
Palavras-chave:
Formação docente, Ensino de História, Saberes, Currículo, PráticasResumo
Este texto tem como objetivo apresentar os resultados finais desenvolvidos na Iniciação Científica no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. O intuito da investigação foi aprofundar a análise sobre as relações entre os sujeitos (formadores de professores de História), saberes (docentes, históricos, escolares) e as práticas educativas em História desenvolvidas em diferentes culturas escolares. Nesta etapa da investigação objetivamos: a) identificar o perfil dos sujeitos formadores; b) analisar o modo como a formação docente inicial, os saberes e as práticas dos formadores repercutem na constituição de saberes dos docentes de História; c) Identificar, registrar e analisar a relação entre saberes e práticas dos professores formadores e a configuração dos currículos dos Cursos Superiores de História e Pedagogia, reconfiguram e ressignificam saberes históricos em culturas escolares específicas; d) Produzir, organizar e divulgar interpretações acerca dos processos formativos, dos saberes e das práticas de ensino de História.Downloads
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Publicado
2011-09-01
Edição
Seção
Educação