ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA: AS RELAÇÕES ENTRE SUJEITOS, SABERES E PRÁTICAS COMO CAMPO DE FORMAÇÃO E PESQUISA

Autores

  • Camila Boaventura Rocha FACED
  • Selva Guimarães FACED
  • Astrogildo Fernandes Silva Júnior FACED

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino de História, Saberes, Currículo, Práticas

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar os resultados finais desenvolvidos na Iniciação Científica no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. O intuito da investigação foi aprofundar a análise sobre as relações entre os sujeitos (formadores de professores de História), saberes (docentes, históricos, escolares) e as práticas educativas em História desenvolvidas em diferentes culturas escolares. Nesta etapa da investigação objetivamos: a) identificar o perfil dos sujeitos formadores; b) analisar o modo como a formação docente inicial, os saberes e as práticas dos formadores repercutem na constituição de saberes dos docentes de História; c) Identificar, registrar e analisar a relação entre saberes e práticas dos professores formadores e a configuração dos currículos dos Cursos Superiores de História e Pedagogia, reconfiguram e ressignificam saberes históricos em culturas escolares específicas; d) Produzir, organizar e divulgar interpretações acerca dos processos formativos, dos saberes e das práticas de ensino de História.

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Publicado

2011-09-01

Edição

Seção

Educação