CRENÇAS SOBRE APRENDER E A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À LÍNGUA INGLESA EM UM CURSO BÁSICO

Autores

  • Cristiane Manzan Perine UFU

Palavras-chave:

língua inglesa

Resumo

O presente artigo realizará algumas reflexões sobre as crenças que os aprendizes de inglês como língua estrangeira possuem sobre vários aspectos envolvidos no processo de aprendizagem da língua inglesa e sua motivação para aprender. Tais reflexões provêm da realização do projeto de pesquisa, desenvolvido em caráter de Iniciação Científica, durante o período de janeiro de 2010 a dezembro de 2010. Consideramos a definição de crenças de Barcelos (2006) - formas de pensamento, como construções da realidade, maneiras de ver e perceber o mundo e seus fenômenos. É nosso interesse analisar se as crenças dos alunos podem influenciar sua motivação para aprender a língua inglesa e, como esses dois aspectos, crenças e motivação estão relacionados. Recorremos à Dörnyei (2001a, 2005) para entender o conceito de motivação como impulso, força, desejo ou estímulo, que varia de indivíduo para indivíduo e que o conduz à ação, fazendo-o se esforçar e persistir numa tarefa. Esperamos, com este trabalho, contribuir com dados para pesquisas futuras na área de Linguistica Aplicada ao ensino de língua estrangeira, principalmente no que concerne aos estudos cognitivo-afetivos, os quais envolvem crenças e motivação dos aprendizes e, além disso, possibilitar que os professores conheçam melhor a atmosfera de aprendizagem de seus alunos.

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Biografia do Autor

Cristiane Manzan Perine, UFU

Letras e Linguística

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Publicado

2011-07-27

Edição

Seção

Lingüística e Letras