Imigração e presença portuguesa em Belém no século XIX: Entre deslocamentos e pertencimentos (Pará-Brasil)

Autores/as

  • Cristina Donza Cancela Universidade Federal do Pará
  • Luiz Antonio Valente Guimarães Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/HeP-v31n59p22-35

Palabras clave:

Pará, Imigração portuguesa, Identidades

Resumen

O trabalho analisa a imigração portuguesa em Belém, capital do estado do Pará, ao longo do século XIX. Trata-se de um período marcado por diversos conflitos políticos e prosperidade econômica, atualizada na economia da borracha. Analisamos o fluxo migratório, as redes e a sociabilidade pautada pela moradia, o trabalho e as associações. Observamos também a construção de práticas e representações em torno da figura do português, dos conflitos políticos e da noção de colônia portuguesa, discutindo as estratégias de construção do ideal de uniformidade entre os imigrantes, a despeito das tensões e assimetrias existentes entre eles.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Antonio Valente Guimarães, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em história pela Universidade Federal do Pará (1994), especialização em História e Cidade pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA, Universidade Federal do Pará (1996), mestre em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2006). Doutor em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2016), oportunidade em que foi bolsista da CAPES pelo Programa Institucional Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE, realizando estágio de estudos na Universidade de Lisboa em Portugal.

Publicado

2019-06-24

Cómo citar

CANCELA, C. D.; GUIMARÃES, L. A. V. Imigração e presença portuguesa em Belém no século XIX: Entre deslocamentos e pertencimentos (Pará-Brasil). Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 31, n. 59, p. 22–35, 2019. DOI: 10.14393/HeP-v31n59p22-35. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/40992. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Documentos e abordagens