O DISCURSO POLITICO-PEDAGÓGICO DE JOAQUIM NABUCO (1879-1888)
Resumo
Este artigo analisa os discursos elaborados por Joaquim Nabuco entre 1879 e 1888, período em que o abolicionista batalhou pela extinção da escravidão. Buscar-se-á compreender esses discursos como obra de um político e intelectual que seguiu uma certa tradição da intelectualidade brasileira de atribuir a si uma missão pedagógica e civilizatória. Vendose como a consciência da nação atuou em meio a uma acirrada luta
política tanto entre os partidos, quanto entre as alas que compunham o movimento abolicionista. Através de um discurso pedagógico, alertou os escravocratas, em primeiro lugar, quanto ao perigo de defender uma instituição condenada; em segundo, que o único caminho seguro para realizar a transição sem os traumas da revolução era a via parlamentar, mediante a ação prudente, moderada, isto é, distante dos extremismos.
PALAVRAS-CHAVE: escravidão, abolição, civilização.
ABSTRACT
This article analyzes the speeches of Joaquim Nabuco elaborated between 1879 and 1888, the period in which the abolitionist campaigned for the extinction of slavery. An effort will be made to comprehend those speeches as the work of a politician and intellectual who followed a certain tradition among Brazilian intellectual, of attributing to himself a civilizatory and pedagogic mission. Envisioning himself as the conscience of de Nation, he during a heated political strife, not only between the parties, but also among the wings constituting the abolitionist movement. By means of a pedagogic discourse, he alerted the slavers, first, about the danger of defending a doomed institution; and second, that the only safe pathway to get over the transition without the traumas of revolution, was the parliamentary way, through a prudent, moderate action, that is to say, avoiding extremisms.
KEYWORDS: slavery, abolition, civilization.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.