
História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

127

TELEJORNALISMO E FORMAÇÃO DE CONSENSO: O 
REPÓRTER , “O CAÇADOR DE MARAJÁS” E O DITO 

“ESTADO PARASITÁRIO”1

Cássia Rita Louro Palha2

RESUMO: O texto aborda em linhas gerais o papel político do 
telejornalismo na formação de consenso da sociedade brasileira, 
traçando o panorama do clientelismo nas concessões de 
radiodifusão no país e os fatos mais contundentes da relação da 
televisão com o cenário político nacional. Enfoca, em especial, 
a história do telejornalismo da Rede Globo de Televisão a partir 
do programa Globo Repórter durante a campanha eleitoral de 
Fernando Collor de Mello e analisa  a matriz discursiva dos 
programas levados ao ar na segunda metade dos anos 1980, 
em sua apologia ao credo neoliberal capitaneado pelo crivo do 
mais performático político brasileiro, construído pelo espetáculo 
televisivo. 

PALAVRAS-CHAVE: Brasil contemporâneo. História do 
telejornalismo. Formação de consenso.

ABSTRACT: This paper analyzes mainly the political role of 
telejournalism in the process of consensus formation of Brazilian 
society, establishing an overview of clientelism in national 
broadcasting service concessions and the most relevant events 
concerning the relation between the television and the national 

1	  O presente texto é uma adaptação de parte do capítulo V de minha tese 
doutoramento intitulada A Rede Globo e o seu repórter: imagens políticas 
de Teodorico a Cardoso. Universidade Federal Fluminense, Programa de 
Pós-Graduação em História, Niterói, 2008. 

2	  Professora Adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei, doutora 
em História Social pela Universidade Federal Fluminense. E-mail: palha17@
gmail.com.



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

128

political scene. Focusing the history of telejournalism of Globo 
Television, in particular, through a program called Globo Reporter 
during the election campaign of Fernando Collor de Mello, this 
paper also examines the discursive grounding of programs aired 
in the second half of the eighties in its apology to the neoliberal 
ideology which came under the scrutiny of the most performative 
Brazilian politician created by television show. 

KEYWORDS: Contemporary Brazil. History of telejournalism. 
Consensus formation.

Nos Cadernos do Cárcere, Antônio Gramsci situou a imprensa 
italiana do início do século XX − posto mais avançado dos meios 
massivos de sua época − como um tipo singular de partido político, 
capaz de dirigir a formação de consenso das grandes maiorias com 
a socialização  de ideias e fatos de interesse social. Neste sentido, 
o que ele chamou de “jornalismo integral” em sua composição 
socioeconômica e ideológica vai muito além do atendimento às 
necessidades de seu público, ajudando na maioria das vezes a 
criar e a direcionar tais necessidades, abrangendo o indivíduo em 
“toda a sua concretude e densidade de determinações histórico-
políticas e culturais [...] como depositário de recursos intelectuais 
latentes e como elemento econômico, ou seja, precisamente como 
adquirente de uma mercadoria, de um produto”.3 Ao considerar 
os meios de comunicação tanto pelo prisma político quanto pelo 
seu caráter econômico e empresarial, o teórico nos permite um 
olhar mais amplo sobre uma possível história do telejornalismo. 

Neste texto o interesse é o de refletir sobre a relação do 
telejornalismo com a arena política e cultural da sociedade 
brasileira na segunda metade dos anos 1980. Para tanto é 
necessário, a priori, se pensar na trajetória da televisão como 
principal veículo de massas, nas disputas de mercado pelo 

3	  GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere.  COUTINHO Carlos Nelson, 
NOGUEIRA, Marco Aurélio & HENRIQUES Luiz Sérgio (Org.). Rio de Janeiro: 
Civilização Brasileira, 2000, p. 197.



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

129

monopólio de suas concessões e na consolidação de uma certa 
“nação-audiência” num país que se habituava cada vez mais  
a  se “re-conhecer” pela televisão.  A partir desse cenário será 
desenhada a relação do telejornalismo da Rede Globo com um 
público que, a partir da transição política conservadora4 que se 
seguiu neste momento, além de consumidor tornou-se igualmente 
um eleitor dos quadros políticos nacionais. Através da análise da 
programação do Globo Repórter entre os anos de 1987 e 1990, 
o mote de discussão será a formação de consenso pela mídia 
eletrônica a partir da matriz discursiva que norteou a campanha 
presidencial de Fernando Collor de Mello e a sua apologia ao 
credo neoliberal. 

1) Televisão e concessões de poder

A televisão foi inaugurada oficialmente no Brasil em 18 de 
setembro de 1950 e apesar de em seus primeiros anos ter ficado 
restrita ao universo das elites e ao sabor do amadorismo de 
seus primeiros empreendedores, não demorou muito para poder 
demonstrar todo o seu potencial junto ao quadro político nacional. 
Simões ao abordar as bases da programação televisiva da época, 
baseada em teleteatros, musicais, gincanas e consertos musicais 
mais propensos aos reveses de censura de motivação religiosa 
do que necessariamente governamental, cita duas situações 
peculiares envolvendo Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros. No 
primeiro caso há o relato de um episódio onde o governo JK se 
viu exposto pelo general Juarez Távora, que por sua vez foi a uma 
emissora do Rio de Janeiro fazer um discurso sobre o primeiro 
aniversário da Novembrada de 1955, movimento que tentou 
impedir a posse do presidente mineiro. No segundo caso, têm-se 
o registro de que em agosto de 1961, Carlos Lacerda palestrou 
na TV Excelsior acusando Jânio Quadros de estar preparando um 

4	  Cf. VIANNA, Werneck. Caminhos e descaminhos da revolução passiva à 
brasileira. In: AGGIO. A. Gramsci, a vitalidade de um pensamento. São Paulo: 
Unesp, 1998 e COUTINHO, C. N. Gramsci, um estudo sobre seu pensamento 
político. Rio de Janeiro: Campus, 1989, p. 121-122.



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

130

golpe nos bastidores políticos. Em ambas as situações, malgrado 
as restrições de sua abrangência, “a TV já se anunciava como um 
meio expressivo o suficiente para se mandar recados políticos, 
atacar opositores e mobilizar a opinião pública”.5 Potencial político 
ainda motivado pelas promessas financeiras que a novidade 
tecnológica representava, o que provocou uma acirrada disputa 
pelo monopólio de suas concessões num contexto marcado pela 
redefinição dos rumos nacionais com o país ingressando, como 
atesta Mendonça, em sua fase de industrialização avançada a 
partir de um Estado que tentava reorganizar as mediações entre 
o intervencionismo estatal e os capitais privados nacionais e 
internacionais.6 Foi a partir deste panorama que o setor televisivo 
encontrou um mercado da indústria cultural em formação, no qual 
a esfera estatal já detinha os direitos de concessão dos meios 
de radiodifusão. Um quadro que, segundo Wanderley, passou 
por outras transformações a partir dos embates capitaneados 
pela primeira geração de empreendedores da televisão, oriunda 
de grupos empresariais decorrentes das tradicionais oligarquias 
agrárias. Ao analisar a composição desses atores sociais a autora 
explicita que tais grupos, valendo-se do prestígio político de uma 
tradição já consolidada no ramo das comunicações (ligados à 
imprensa escrita e ao rádio) conseguiram consolidar em suas 
disputas um modelo privado de concessões, angariando um 
espaço de maior autonomia para o capital privado frente aos 
defensores do intervencionismo estatal no setor.7 Do governo 
de JK ao de João Goulart foram repassadas 14 concessões à 
exploração privada, e de Castelo Branco a João Figueiredo, os 
números chegaram a 136 concessões.8 

5	  SIMÕES, Inimá. Nunca fui santa (episódios de censura e autocensura). In: 
BUCCI, Eugênio (Org.). A TV aos 50: criticando a televisão brasileira em seu 
cinqüentenário. São Paulo: Perseu Abramo, 2000, p. 67.

6	  Cf. MENDONÇA, Sônia. As bases do desenvolvimento capitalista dependente: 
da industrialização restringida à internacionalização. In: LINHARES, Maria 
(Org.). História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

7	  WANDERLEY, Sônia. Cultura, política e Televisão: entre a massa e o popular 
(1964-1969). Tese de Doutoramento – PPGH /UFF. Niterói: 2005, p. 60.

8	  MATTOS, Sérgio. Um perfil da TV brasileira: 40 anos de história. 1950-1990. 
Salvador: Abap/A Tarde, 1990.



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

131

Enquanto o grupo de Assis Chateaubriand tornou-se o 
grande beneficiário dessas disputas no campo da iniciativa 
privada até os anos 1970, quando entra em decadência, a Rede 
Globo foi sua sucessora no setor. A partir dos anos 1960, quando 
efetivamente o campo televisivo passou a ser administrado como 
peça integrante de uma moderna indústria cultural, a Globo se 
transformou no mais bem sucedido projeto de mídia eletrônica 
da história do país. Acompanhando os rumos da economia em 
sua inserção ao capitalismo oligopolizado a Rede Globo iniciou 
seu caminho pela parceria com o grupo norte-americano Time 
Life, cujo legado passou por uma significativa injeção de capital, 
pelo domínio de uma infraestrutura tecnológica de ponta e pelas 
bases de tratamento da linguagem massiva eletrônica. Num 
período no qual a eficiência econômica passou a ser sinônimo 
de grande empresa,9 estes passos foram fundamentais para a 
hegemonia da emissora que foi a pioneira na racionalização de 
seu processo produtivo, enquanto as concorrentes ainda lutavam 
com uma administração “familiar” dentro do mercado televisivo. 
Na trajetória desse sucesso estruturado durante o regime militar 
é necessário igualmente se considerar a ineficiência do CBT 
(Código Brasileiro de Telecomunicações) como marco regulatório 
entre sociedade, empresa exploradora de serviço público e 
governo.10 Nada mais expressivo a esse respeito do que o fato 
do Estado, ao longo dos anos da ditadura, ter acumulando os 
papéis de concessor, censor e de principal anunciante/cliente do 
setor televisivo. Na simbiose dessa relação, ao mesmo tempo em 
que concedeu benefícios, o governo se valeu da televisão como 
forma de “integrar” um país cortado por diferenças regionais e 
sociais gritantes.  Viabilizou-se a criação da Embratel (permitindo 
a abrangência nacional ao setor), incentivou-se o campo da 
produção e o crédito para a compra de aparelhos de televisão 

9	  MENDONÇA, Sônia. Estado e economia no Brasil: opções de desenvolvimento. 
Rio de Janeiro: Graal, 1986, p. 80.

10	 SIMÕES, Cassiano & MATTOS, Fernando. Elementos histórico-regulatórios 
da televisão brasileira. In: BRITTOS, V. & BOLAÑO (Org.) Rede Globo: 40 
anos de hegemonia e poder. São Paulo: Paulus, 2005, p. 41.



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

132

aos consumidores finais, assim como para os produtos por ela 
veiculados, vendendo pelas telas, em contrapartida, as promessas 
de uma suposta “modernidade”. Já com o redimensionamento 
do mercado interno no quadro político-econômico, aos grupos 
tradicionais dos beneficiários das concessões foram acrescidos 
representantes de outros segmentos, de origem social mais 
diversificada da chamada “burguesia nacional [...] que assimilados 
ao grupo de poder, passaram a compartilhar suas expectativas, 
constituindo importantes aliados na luta pela legitimação dos 
valores doutrinários do regime”.11

Essa parceria do regime com a televisão brasileira fica mais 
clara quando se têm por análise a programação da Rede Globo 
de Televisão. Na elaboração de sua grade para os anos 1970 
a emissora estabeleceu os parâmetros do perfil de seu modelo 
“médio” de telespectador. A análise de Maria Rita Kehl a respeito 
desse modelo proporciona um rico caleidoscópio da relação da 
mídia televisiva com o público, aqui entendido em seu potencial 
como consumidor e como “cidadão” de liberdade vigiada. Para a 
autora, tal perfil correspondeu ao homem 

moderno e desenraizado, cujas tradições, quaisquer que tenham 
sido, foram aceleradamente sendo substituídas por crenças mais 
seculares e mais coerentes com o ritmo do país: a fé na felicidade 
via consumo, no poder das cadernetas de poupança, na viabilidade 
da casa própria e no carro do ano comprado com crédito facilitado; 
[...] o homem permanentemente insatisfeito cuja participação no 
processo político do país ficou limitada a concordar ou não com 
os apelos da AERP ou com as mensagens editoriais do Jornal 
Nacional. [...] Ela (referindo-se à Rede Globo) fala para estes 
brasileiros como se falasse deles − sem deixar de considerar os 
mais marginalizados [...] para quem acena a possibilidade de ser 
‘como eles’. Ela absorve e canaliza suas aspirações emergentes 
e, cúmplice, coloca no vídeo sua imagem e dessemelhança, 
capitalizando seus desejos para o terreno do possível. Sendo que 

11	 WANDERLEY, S., op. cit, p. 61.



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

133

os limites do possível também é ela quem condiciona, sutilmente 
impondo, com a força da imagem, padrões de comportamento, 
de identificação, de juízo e até mesmo um novo padrão estético 
compatível com o país em vias de desenvolvimento.12

Na complexidade que envolve a caracterização dessa 
“nação-audiência” em potencial,  vale destacar as considerações 
de  Mello & Novais que esclarecem que com o cerceamento das 
liberdades e com a exposição ao impacto da indústria cultural 
e em particular, da televisão, a sociedade brasileira  passou de 
“diretamente iletrada à deseducada e massificada sem, contudo, 
percorrer a etapa intermediária de absorção da cultura moderna”. 
Segundo os autores, construiu-se a partir de então uma “audiência 
inorgânica”, uma vez que fragilizada em termos de sustentação 
crítica frente ao bombardeamento dos produtos gerados pela 
mídia televisiva e pela rede publicitária.13

Foi igualmente nos anos 1970 que a estruturação do chamado 
“padrão Globo de qualidade” estabeleceu um dueto de sucesso 
na rotina da audiência televisiva desde então: a sintonia fina entre 
o fato e a ficção. Segundo Bucci, a dobradinha do telejornal com 
a novela pactuou entre si para uma “divisão de trabalho para a 
consolidação discursiva da realidade”, ainda que por vezes com 
narrativas trocadas, com as novelas operando como instância 
mais crítica da emissora e os telejornais de cunho governista 
com discursos no limiar da ficção14.  Não obstante a decadência 

12	 KEHL, Maria Rita. Um só povo, uma só cabeça, uma só nação. In: CARVALHO, E; 
KEHL, R; RIBEIRO, S. (Coord.) Anos 70: Televisão. Rio de Janeiro: Europa, 1980, p. 11.

13	 NOVAIS, F. MELLO, C. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: História 
da Vida privada no Brasil, v. 4. p. 559-658.

14	 BUCCI, E. & KELL, M. R. Videologias. São Paulo: Boitempo, 2004, p. 
225. Sobre a perspectiva mais crítica das telenovelas deste momento, as 
chamadas “novelas verdade”, cf. BORELLI, Sílvia. Telenovelas: padrão de 
produção e matrizes populares. In: BOLANÕ & BRITTOS, op. cit., p. 197. A 
autora cita exemplos como Saramandaia (de Dias Gomes, 1971-1972; 1976), 
Irmãos Coragem (Janete Clair, 1970-1971), Escalada e Casarão (de Lauro 
César Muniz, 1975-1976) além de Gabriela (Walter George Durst, adaptação 
da obra de Jorge Amado, 1975) que veicularam um cotidiano mais próximo 
da vida “real” de seus telespectadores.



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

134

econômica e de audiência de suas principais concorrentes (TV 
Tupi e TV Excelsior), foi no espaço deixado pela perseguição da 
censura junto aos programas mais combativos que a Rede Globo 
alicerçou seu telejornalismo nos anos 1970, lançando via satélite 
para todo o Brasil, em 1969, o Jornal Nacional. A escolha da 
narrativa informativa através do Jornal Nacional para inaugurar a 
primeira emissão em rede da emissora foi o marco na instauração 
de um projeto de identidade unívoca para o país, onde não cabia 
arestas para crises ou contradições, apenas para a panaceia 
do patriotismo, tanto que se tornou folclórica a declaração  do 
presidente Médici em relação ao Jornal Nacional, explicitando 
indiretamente sua linha editorial: 

Sinto-me feliz todas as noites, quando ligo a televisão para assistir 
ao jornal. Enquanto as notícias dão conta de greves, agitações, 
atentados e conflitos em várias partes do mundo, o Brasil marcha 
em paz rumo ao desenvolvimento. É como se eu tomasse um 
tranqüilizante após um dia de trabalho.15

Com a transição política conservadora que se seguiu no 
desaguar da primeira metade dos anos 1980 esse tipo de 
controle cedeu lugar a outro modelo, caracterizado por Caparelli 
& Santos por “coronelismo eletrônico”, que passou a veicular 
através da retransmissão de canais das grandes emissoras, as 
chamadas “cabeças de rede”, uma programação regional e local 
em consonância com os interesses eleitorais dos proprietários 
de concessões e de licenças de retransmissão16.  Protegido de 
controles constitucionais e centralizado nas mãos de poucos 
empresários, o que foi em muito incentivado pelo acirramento 
da política de concessões no governo Sarney, a centralização 
de poder no campo televisivo se definiu de forma ainda mais 
veemente a partir de 1988 com a nova constituição. Destaco aqui 
o balanço realizado pelos autores neste contexto:

15	 Citado In: NOVAES, Adauto (Coord.) Anos 70: Televisão. Rio de Janeiro: 
Europa Gráfica e Editora, 1980.

16	 CAPARELLI & SANTOS. Coronelismo, radiodifusão e voto: a nova face de 
um velho conceito. In: BRITTOS, V. & BOLAÑO (Org.), op. cit.



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

135

Das 1.028 concessões distribuídas, 82 se referiam à televisão. 
Destas, 43 foram distribuídas no ano da votação da emenda 
constitucional, sendo 30 divididas entre parlamentares de partidos 
aliados ao governo. Assim, o número de parlamentares proprietários 
de veículos de radiodifusão subiu de 55 para 146, totalizando 26,1% 
dos 559 constituintes. Além do apoio ao mandato de cinco anos, 
o ministro e o presidente também agiram em benefício próprio, 
autoconcedendo, respectivamente, sete e três concessões de 
geradoras de TV.17  

Apesar do breve panorama, pode-se dizer que o campo 
televisivo chegou aos anos da “redemocratização”, inferindo de 
forma privilegiada no universo político.  Neste contexto a Rede 
Globo representou a principal tela eletrônica de visibilidade da 
vida político-cultural do país.  

2) A Rede Globo e o seu repórter: o “collorido” dos anos 1980 

Gestada nos “anos de chumbo”, a Rede Globo e o lugar 
estratégico de seu telejornalismo na agenda política nacional 
tiveram nos anos 1980 episódios não menos diretivos junto à 
formação da opinião pública, esta agora constituída por uma 
“audiência eleitora”. A declaração de Roberto Marinho ao New 
York Times, ainda em 1980, pareceu dar o tom apropriado para 
a década: “Sim, eu uso o poder (da RGTV), mas eu sempre faço 
isso patrioticamente, tentando corrigir as coisas, buscando os 
melhores caminhos para o país e seus Estados”.18 

Dentre os vários episódios envolvendo a Rede Globo e a cena 
política nacional deste período podem ser citados:  a denúncia 
de coparticipação da emissora em uma possível tentativa de 
fraude na disputa eleitoral de 1982; o boicote da campanha pelas 
“Diretas já” até duas semanas antes da votação da Emenda 
Constitucional Dante de Oliveira; uma ostensiva construção da 

17	 CAPARRELLI & SANTOS, op. cit., p. 88.
18	 LIMA, Venício. Globo e política: tudo a ver. In: BRITTOS, V. & BOLANÕ, C. 

(Org.), op. cit., p. 120.



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

136

imagem de Tancredo Neves como político fundador da unidade e 
da coerência do processo da transição política, além da premissa 
da continuidade de seu legado “liberal e moderador” nos caminhos 
da “Nova República”; a indicação direta de ministros no governo 
Sarney e a tendenciosa edição no debate Lula X Collor de 1989.19 
Vou me deter aqui no caso Collor de Mello através dos programas 
levados ao ar entre os anos de 1987 a 1990 pelo telejornal Globo 
Repórter. 

Criado em 1973, o programa Globo Repórter chegou aos 
telespectadores em pleno regime militar com uma linha de 
programação combativa em relação ao caráter oficialista do 
telejornalismo da emissora. Enquanto o regime militar exaltava 
uma “Integração Nacional” acima das diferenças sociais e o Jornal 
Nacional exibia o país idealizado da “ordem e do progresso”, o 
Globo Repórter mostrou uma identidade nacional constituída 
de desencontros e exploração, denunciando ainda as relações 
de mandonismo no campo, a marginalização dos migrantes 
rurais nas grandes cidades, a violência do sistema capitalista, a 
exclusão do homem do povo. Produzido por artistas e profissionais 
advindos da esfera do cinema, dos centros populares de cultura, 
de partidos e organizações ligados a uma declarada militância 
de esquerda, o Globo Repórter dos anos 1970 foi marcado por 
uma maior autonomia − ainda que de liberdade vigiada − que 
representou, em suas idas e vindas, uma concreta capacidade 
de reação e inovação ao campo maior da emissora. Ao que pese 
a possibilidade de uma real intenção da própria Rede Globo 
na veiculação de um jornalismo diferenciado que, inicialmente, 
visava atender apenas as faixas “A” e “B”, nota-se que houve, 
no todo, um concreto movimento por parte desse primeiro grupo 
de profissionais − como colocou Walter Benjamin − de não 
“abastecer o aparelho de produção sem o modificar, na medida 

19	 Sobre a construção da figura política de Tancredo Neves, cf. PALHA, Cássia Rita 
Louro. Televisão e política: o mito Tancredo Neves entre a morte, o legado e a 
redenção. Revista Brasileira de História, 2011, v. 31, n. 62. e sobre os demais 
fatos citados cf. LIMA, V. In: BRITTOS, V. & BOLANÕ, C. (Org.), op.cit.



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

137

do possível.”.20 Já na virada para os anos 1980 verificou-se uma 
mudança significativa no formato e na linha editorial do programa, 
além da substituição da equipe de cineastas por jornalistas de 
formação da própria emissora. Foi a transição de um jornalismo 
de documentário para um “jornalismo espetáculo”, no momento 
preciso da transição política. A nova linha editorial implicou numa 
diversificação constante das temáticas por programa, gerando a 
ampliação do público e a banalização de sua linguagem. A palavra 
chave do programa deixou de ser “povo”, como veiculada nos anos 
1970, para ser a “popularidade”. Segundo Canclini, enquanto a 
primeira pode ser o lugar do tumulto e do perigo, a popularidade 
implica numa determinada adesão à ordem, confluência em 
um sistema de valores, além de ser medida e regulada pelas 
pesquisas de opinião. 21 Em entrevista para este trabalho, o 
diretor do programa deste período, Jorge Pontual, explicitou a 
visão editorial dessa “popularidade”:

A preocupação número um do programa na minha época era a 
audiência. Essa era a fala do povo medida pelo IBOPE. O Globo 
Repórter sempre teve que lutar por uma audiência muito alta, para 
ser mantido naquela faixa do horário nobre, e por isso acabamos 
sendo obrigados a fazer temas de ‘apelo popular’ (termo usado 
pela programação da Globo), em detrimento de temas mais difíceis 
como política e economia [...]. O popular em vez de ser a busca 
pela presença do povo nas reportagens, virou o apelo popular 
dos programadores. 22 (grifos nossos).

Ao analisar o quadro de temas do programa levados ao ar 
no decorrer da década de 1980 fica nítido, para além do sentido 
dessa “popularidade”, o apelo à cidadania, uma discussão que 
segundo Abreu balizou as tendências do jornalismo nacional deste 

20	 BENJAMIN, W. Obras Escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1993, p. 127.
21	 CANCLINI, Nestor. Culturas Híbridas. São Paulo: Editora da Universidade 

de São Paulo, 2000, p. 260.
22	 Entrevista que nos foi concedida por Jorge Pontual em 4 de março de 2005.



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

138

momento apontando para a predominância de um conceito de 
“utilidade social da mídia”, ideia que “ identifica a ação jornalística 
como tendente a servir aos interesses concretos dos cidadãos, a 
responder às preocupações de seus leitores ou de sua audiência 
– seria o ‘jornalismo cidadão’”.23 E foi justamente a reboque de 
uma matriz discursiva que aliou o formato da popularidade com 
o apelo a essa dada cidadania que o Globo Repórter levou ao ar 
uma série de programas sobre um político até então desconhecido 
das grandes massas: um “caçador de marajás”. Neste momento, 
pode-se afirmar que as bases da programação da emissora 
estiveram direta ou indiretamente ligadas a um campo discursivo 
maior que envolveu a  pré-campanha a favor de Collor de Mello.

A parceria entre o telejornalismo e as telenovelas foi 
fundamental nesta direção. Lima, valendo-se do referencial 
gramsciano para compor seu conceito de CR-P (Cenário da 
Representação Política),24  propõe a hipótese de uma vitória 
antecipada de Collor através da construção de um “cenário 
de imagens adequadas”, antes mesmo da vigência do horário 
eleitoral gratuito. No que diz respeito aos folhetins, o autor destaca 
as obras Vale Tudo (16/05/1988 a 07/01/1989), O Salvador da 
Pátria (09/01/1989 a 12/08/1989) e Que Rei Sou Eu? (13/12/1988 
a 16/09/1989, reprisada a partir de 23/10/1989). Entendendo o 

23	 ABREU, Alzira. Jornalistas e jornalismo econômico na transição democrática. 
In: ABREU, LATTMAN-WELTMAN & KORNIS. Mídia e política no Brasil: 
jornalismo e ficção. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003, p. 69. 

24	 Este conceito é definido pelo autor como “um espaço específico de 
representação da política nas ‘democracias representativas’ contemporâneas, 
constituído e constituidor, lugar e objeto da articulação hegemônica construído 
em processos de longo prazo, na mídia e pela mídia, sobretudo na e pela 
televisão. Com a hegemonia, o CR-P não pode nunca ser singular. Temos, 
portanto, de acrescentar ao conceito de CR-P, o conceito de contra CR-P ou 
de CR-P alternativo. O conceito de hegemonia (baseado em Gramsci) oferece 
assim duas vantagens comparadas básicas como referência e âncora teórica 
do CR-P, vis à vis os conceito de imaginário social e cultura política: a) contém 
necessariamente o seu contrário – contra-hegemônico ou o alternativo; b) 
implica um processo ao mesmo tempo “constituído pela” e “constituidor da” 
realidade social”. (LIMA, V. Mídia: teoria e política. São Paulo: Perseu Abramo, 
2004, p. 182-183).



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

139

potencial do gênero junto à cultura nacional para a disseminação 
de conceitos e ideias políticas, o autor destaca em Vale Tudo a 
afirmação de um individualismo exacerbado como instrumento 
de afirmação da existência social na melhor forma capitalista do 
termo; a desvalorização  de uma imagem política de identificação 
popular imediata com o “seu igual”, onde sobressaiu a analogia 
com Lula em O Salvador da Pátria; e  a protagonização do campo 
político pelo estereótipo da jovialidade e da beleza, marcas de 
marketing de Collor em Que Rei Sou Eu?.25 

No que diz respeito ao telejornalismo, apesar do fato da 
grande repercussão do apoio do grupo de Roberto Marinho ao 
candidato Collor de Mello ter sido a edição tendenciosa do debate 
Lula X Collor no Jornal Nacional às vésperas do pleito eleitoral, vou 
aqui me deter ao caso do Globo Repórter.  A atenção dada pelo 
programa à campanha de Collor teve no artigo de Eliakim Araújo 
(ex-jornalista da emissora), na ocasião do falecimento de Leonel 
Brizola, um ponto de acirrada discussão com Ali Kamel (Diretor 
Executivo de jornalismo da emissora). No artigo é citado não 
apenas o caso da tentativa de fraude de 1982, mas a participação 
da emissora na campanha eleitoral de Collor de Mello que teria, 
segundo o texto, ajudado a desestabilizar as possibilidades de 
disputa de Brizola pela presidência, perdendo a corrida pelo 
segundo turno para Lula. Segundo Eliakim, teria sido dado por 
Marinho de presente a Collor, um Globo Repórter “inteiramente 
dedicado a ele e a sua caça implacável aos marajás”.26 Kamel 
defendeu a emissora, declarando em relação ao programa:

Eliakim diz que a TV Globo deu de presente a Collor um Globo 
Repórter ‘inteiramente dedicado a ele e à sua implacável caça aos 
marajás. É mais uma das confusões que a confiança excessiva na 
memória acarreta. Nunca houve um só programa dedicado a 
Collor, antes de sua eleição. Em abril de 1987 houve um Globo 

25	 LIMA, V., op. cit., p. 232-234.
26	 ARAÚJO, E. A Globo se rende a Brizola. Copyright Direto da Redação. 

Dispoível em: <www.diretodaredação.com>. Acesso em: 23 jun. 2004.



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

140

Repórter de uma hora de duração sobre funcionalismo público, 
registrando os problemas em diversos estados do país [...] e nele 
havia apenas seis minutos e meio retratando a situação de Alagoas 
(dois minutos e vinte segundos foram tomados por uma entrevista 
do Collor). [...] Naquele mesmo mês, a Revista Veja dedicou suas 
páginas amarelas inteiramente a Collor. [...] A Veja agiu bem. Collor 
era assunto naquele mês. Em 12 de agosto de 1987, a mesma 
revista Veja dedicou a capa ao assunto. Ladeando a foto de um ator 
vestido como um marajá, estava o título: Funcionalismo público: a 
praga dos marajás. [...] Um mês depois da edição de Veja, em 10 
de setembro de 1987, o Globo Repórter fez uma edição sobre os 
marajás. Mas o foco era São Paulo: o programa inteiro tinha vinte 
minutos e vinte e três segundos, todos praticamente voltados para 
São Paulo, a situação em Alagoas foi retratada em três minutos, 
sendo um minuto e vinte segundos ocupados com uma entrevista de 
Collor. Foi o último Globo Repórter dedicado ao tema marajás/
funcionalismo público.27 (grifos nossos).

A réplica de Eliakim Araújo foi igualmente sugestiva:

Quanto ao favorecimento da Globo ao então candidato Collor, 
fiquei sabendo pela resposta de Ali Kamel que não foi só um 
Globo Repórter a alavancar a candidatura de Collor em 89. Kamel 
informa que foram dois: um em abril de 87 e outro em setembro do 
mesmo ano. Em ambos, o tema era “Os marajás do funcionalismo 
público” e em ambos Collor ganhou espaço suficiente para expor 
suas idéias moralizantes (grifo do autor) que eram seu mote 
de campanha. Como Kamel não era funcionário da emissora 
naquela época, seria de suma importância que ele investigasse 
qual a orientação editorial que o editor-chefe desses programas 
recebeu da direção das Organizações Globo. É ingênuo acreditar 
que tais programas ofereciam uma visão geral do funcionalismo 
em vários estados. Em televisão, pode-se perfeitamente passar 
a mensagem que se deseja em poucos minutos, mesmo que o 

27	 KAMEL, Ali. Resposta a Eliakim. Copyright Comunique-se. Dispoível em: 
<www.comuniquese.com.br>. Acesso em: 31 mar. 2008. 



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

141

programa não tenha uma hora. A Globo sabe disso muito bem. 
O que não ficou claro nas explicações de Kamel é se a Globo se 
pautava pela Veja ou vice-versa. Mas o que se pode inferir é que 
as duas empresas de comunicação estavam de mãos dadas no 
mesmo projeto de levantar o tema da caça aos marajás, exatamente 
a bandeira de Collor. Coincidência, não?28 (grifos nossos).

Já em entrevista com o editor-chefe Jorge Pontual, a questão 
caminhou na direção apontada por Eliakim Araújo. Ao falar de uma 
forma geral sobre os perfis políticos veiculados pela emissora 
através do Globo Repórter, ele afirmou que no caso de Collor 
houve a “encomenda” do programa pela direção da emissora e  
esclareceu mais detalhadamente : 

No caso do Collor, houve um programa sobre “o caçador de 
marajás”, ainda governador de Alagoas, também encomendado 
pela direção. Collor trouxe à Globo, pessoalmente, um dossiê 
com dados impressionantes sobre o funcionalismo público 
do estado, listas de pessoas com vencimentos muito altos. O 
repórter Francisco José foi a Alagoas investigar e comprovou as 
denúncias. Outros repórteres em vários estados mostraram quadros 
semelhantes e até piores. O programa mostrou isso tudo e teve alta 
audiência. Ainda não havia naquela ocasião nada que indicasse 
ser Collor candidato a presidente. Voltamos a fazer um programa 
sobre ele quando foi eleito. A Globo estava sendo atacada por ter 
favorecido Collor na cobertura. Não tivemos condição de olhar 
Collor criticamente, mas ao mesmo tempo tínhamos que procurar 
não endeusar o eleito. O resultado não foi nada brilhante, um mau 
momento na história do Globo Repórter.29 (grifos nossos).

Frente a tais registros, cumpre sinalizar que em pesquisa ao 
acervo da emissora aparecem não dois, mas quatro programas 
veiculados ao tema dos marajás, sendo que três foram levados 

28	 ARAÚJO, E. Resposta à TV Globo. Copyright Direto da Redação. Disponível 
em: <www.diretodaredacao.com>. Acesso em: 31 mar. 2008.

29	 Depoimento realizado em 4 de março de 2005.



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

142

ao ar no ano de 1987, apontando para a possibilidade de 
uma pré-campanha presidencial. Na visão de Kamel, pautas 
mediadas em sintonia com os interesses de notícias da mídia em 
geral, em especial da revista Veja. Diga-se de passagem, uma 
revista historicamente afinada com os interesses das frações 
dominantes nacionais, mostrando-se nesse momento um dos 
mais importantes veículos de sustentação do credo neoliberal 
que começava a se desenhar no país.30 O importante aqui a 
enfatizar é que foi com o apoio das Organizações Globo que o 
então desconhecido governador de Alagoas ganhou projeção 
nacional. Com discordâncias no tempo de veiculação dos 
programas indicados por Kamel, no acervo da emissora constam 
os seguintes produtos: “Funcionários públicos” (Fita F:18, duração 
de 58’ em 02/04/1987), “Marajás em São Paulo” (Fita M:44, 
duração 11’ em 28/05/1987), “Marajás” (Fita M:42, duração 42’em 
10/09/1987) e “Mordomias dos marajás” (Fita M:123, duração de 
51’em 24/04/1990).31 Há uma certa organicidade na sequência 
desses programas. O primeiro deles (Funcionalismo público: 
02/04/1987) promoveu a leva dos marajás nos quatro cantos 
do país e, sobretudo, no estado de Alagoas a partir da figura 
central de Collor, que é lançado como o “caçador de marajás”.  
Nesse material, são mostrados os esforços do político junto ao 
poder Judiciário no sentido de obstar legalmente o pagamento 
dos salários exorbitantes do funcionalismo público do estado. 
Já o segundo programa é totalmente focado nesse tema, tendo 
como perspectiva o estado de São Paulo a partir de denúncias 
de fraudes e abusos salariais nos setores da polícia militar e do 
poder Legislativo. Nos dois últimos programas têm-se então uma 

30	 Cf. SILVA. C. Veja: o indispensável partido neoliberal. Tese (Doutorado em 
História) − Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal 
Fluminense: Niterói, 2005.

31	 Fonte: Quadro elaborado com base nos dados do Catálogo da Videoteca/Cedoc 
Globo, destinado às emissoras afiliadas. Nas citações do material audiovisual 
aqui pesquisado serão apenas identificadas as referências relativas ao presente 
catálogo no corpo do texto pelo título/data do programa em questão.



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

143

continuidade dos anteriores, como fica subtendido nesta chamada 
de abertura feita por Sérgio Chapellin: 

O Globo Repórter já mostrou como se faz um marajá em São 
Paulo, como se desfaz um marajá em Alagoas. E hoje veremos os 
escândalos bilionários das empresas públicas no Rio de Janeiro 
e uma denúncia exclusiva: o novo rombo das empresas estatais.

É quando as equipes de reportagem voltam a Alagoas do 
primeiro programa, mostrando na sugestiva sintaxe “do antes 
e depois” a vitória alcançada pelo “caçador de marajás”. Não 
por acaso, na sequência são encadeadas reportagens sobre 
escândalos de empresas públicas no Rio de Janeiro e no âmbito 
federal. Na simetria do discurso dos marajás com a apologia ao 
sucateamento do Estado, as forças do neoliberalismo começaram 
a se nomear nas telas nacionais.

3) O repórter, o “caçador de marajás” e o dito “Estado 
parasitário”:

A segunda metade dos anos 1980 foi marcada pela 
hiperinflação que ameaçava desencadear a desorganização 
financeira do país (em 1989 a inflação chegou à cifra de 1.764,8%), 
ao passo que o campo social também registrava alterações 
substanciais com o crescente empobrecimento das frações 
populares, a acentuada queda dos salários e o avanço do trabalho 
terceirizado que, driblando as obrigações trabalhistas previstas 
na Constituição de 1988, estabeleciam vínculos provisórios 
com trabalhadores cada vez mais desalojados de seus direitos. 
Assim, a primeira eleição direta para presidente desde 1960 foi 
marcada por um período de forte crise econômico-financeira, 
além de consecutivos escândalos de corrupção. Com a sociedade 
clamando por mudanças drásticas e rápidas, transcorreu um pleito 
eleitoral no qual a ausência de mecanismos de controle sobre o 
financiamento das campanhas e o poder da mídia eletrônica na 



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

144

formação da opinião pública deram o tom singular da disputa.32

Nesse processo, Collor se tornou o mais performático político 
brasileiro talhado pela mídia e, em especial, pelo espetáculo 
televisivo.  Lima, ao analisar essa “geração da televisão” − 
um público já habituado aos mecanismos de identificação da 
publicidade eletrônica, onde a beleza e a novidade imperam 
como atendimento às necessidades de consumo − caracteriza da 
seguinte forma o perfil básico do eleitor de Collor (excluídos os 
votos ideológicos): “jovem, baixa escolaridade, pouca ou nenhuma 
educação política, conservador, área rural, visão ‘mágica’ [...] trata-
se exatamente de um perfil de telespectador mais suscetível à 
influência cognitiva da TV”.33 Com seu “populismo de mercado”, 
a cooptação das massas pelo político passou pela produção 
de um inimigo comum: o próprio Estado, estigmatizado por ser 
intervencionista e parasitário, ainda que inicialmente encoberto 
pelo slogan dos marajás. 

Vejamos então alguns recortes discursivos dos programas 
levados ao ar pelo Globo Repórter. No programa intitulado 
Funcionalismo público, exibido em 02/04/1987, a marca do 
novo formato jornalístico do programa já tinha se consolidado, 
sobretudo o lugar estratégico do jornalista como condutor central 
da narrativa.  Neste programa, em especial, ficou clara ainda a 
construção da ideia de uma onipresença da emissora e de seu 
telejornalismo pela fina rede de repórteres que fizeram a cobertura 
dos “marajás” pelos quatro cantos do país: Ilze Scamparini no Rio 
Grande do Sul, Hermano Hening em Rondônia, Francisco José 
em Alagoas, José Raimundo em Fortaleza, Sandra Passarinho 
em Minas Gerais e Renato Machado que abordou o tema de 
Paris.  A narrativa imagética, por sua vez, passou a operar como 
produtora de sentido em sintonia cada vez mais referendada 
em sua associação com a narrativa verbal, característica básica 
de apresentação do padrão do telejornalismo tradicional. Com 

32	 SILVA, Francisco Carlos T. Brasil em direção ao século XXI. In: LINHARES, Maria 
Yeda. História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campos, 1990, p. 398-400. 

33	 LIMA, V. Teoria e Política, p. 230.



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

145

tomadas em ritmo acelerado e sequências encadeadas pela 
lógica da apresentação/justificação de problemas (marcando os 
compassos de tensão/distensão da narrativa), ficou evidenciado 
um sentido preferencial34 no discurso: o do caos estatal como 
causa primeira do grande inimigo da nação personificado nos 
marajás. 

A primeira cobertura feita por Ilze Scamparini, no Rio Grande do 
Sul, tem início pela área da educação pública, campo estratégico − 
posto que formador de homens/trabalhadores − e que aos poucos 
apresentava seus primeiros sintomas de subordinação frente ao 
seu crescente redirecionamento aos interesses empresariais 
dentro do setor.35 Promovendo professores da rede pública que 
acumulavam cargo para a complementação salarial a “marajás”, 
essa reportagem rendeu à emissora um processo judicial acionado 
pelo Cepers (Centro de Professores do Rio Grande do Sul).36 A 
abordagem dos ditos “maus funcionários públicos” prossegue 
na narrativa do programa a partir de uma ampla cobertura da 
realidade de estados, cidades e capitais brasileiras. O intenso 
compasso das sequências pareceu, todavia, redundar num 
paradoxo frente ao discurso dos repórteres que, na ausência de 
um típico corrupto do “colarinho branco”, tentaram diante das 

34	 Os sentidos preferenciais para Stuart Hall visam o senso comum e são utilizados/
produzidos pelo texto televisivo como uma tentativa de construção de consenso 
onde as mensagens produzem o apelo: “leia-me desta forma”. Apesar de seus 
efeitos concretos eles nunca são completamente bem sucedidos: trata-se do 
exercício do poder na “tentativa de hegemonizar a leitura da audiência”. Cf. 
HALL, S. Codificação, decodificação. In: Da diáspora: identidades e mediações 
culturais. Belo Horizonte: UFMG; Brasília, 2003, p. 396-398.

35	 NEVES, L. Educação: um caminhar para o mesmo lugar. In: LESBAUPIN, I. 
(Org.). O desmonte da nação: Balanço do governo FHC. Petrópolis: Vozes, 
1999, p. 134.

36	 O Jornal do Brasil de 05/05/87 sob o título “Professores gaúchos entram na 
justiça do Rio contra TV Globo”, resumiu a fala dos professores:  Segundo a 
reportagem, o estado pagaria 76 mil professores (são mais de 83 mil) e 36 
mil acumulariam cargos ilegalmente. A professora Solange explica que ‘na 
verdade são 18.736 professores que acumulam cargos, mas não de forma 
ilegal, uma vez que é permitido, por exemplo, professores contratados para 
trabalhar 20 horas semanais fazerem novos concursos para trabalhar mais 
vinte horas”. (Jornal do Brasil, 5 maio 1987. Acervo TV-Pesquisa , s./n.).



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

146

telas dar dramaticidade ao quadro apresentado.  Foi assim que na 
terceira das seis reportagens até então apresentadas, a cobertura 
chegou a Alagoas, caracterizada como um exemplo notório. Da 
bancada, Sérgio Chapellin discursa, apresentando pela primeira 
vez no programa o “caçador de marajás”: 

Alagoas é um estado que tem apenas dois milhões e trezentos 
mil habitantes. Mas em matéria de escândalo no serviço público, 
ganha o campeonato. O novo governador Fernando Collor de Mello, 
empossando há quinze dias, está atacando de frente o problema. E 
foi justamente uma decisão do governador que permitiu ao Globo 
Repórter flagrar uma situação escandalosa de empreguismo.

Logo após, entram então as imagens ao som forte de buzinas 
e conversas soltas ao ar, construindo junto ao espectador um 
clima de caos: congestionamento de carros, filas intermináveis 
e correria disfarçada de muitos homens simples  diante das 
câmeras, passando a sensação de esquivamento frente à 
“verdade” da cobertura jornalística. O repórter Francisco José, nas 
mediações de uma repartição pública, explica o clima de confusão: 
“É hora de bater o ponto. [...] Desde que o governador Fernando 
Collor de Mello assumiu, todos os funcionários do estado são 
obrigados a assinar o ponto e formam-se longas filas”. Tanto 
no texto de abertura quanto neste momento, percebe-se que a 
figura de Collor é apresentada ao público a partir de sua suposta 
parceria com a própria mídia em sua “missão” de denúncia − ao 
que pese o fato do político pessoalmente ter fornecido pauta e 
material ao programa − o que paira implicitamente na locução 
de Chapellin. Em continuidade, o texto do repórter confirma um 
perfil de moralidade da coisa pública por parte do político, mas 
contraditoriamente, os depoimentos de parte das entrevistas 
coletadas nessa cobertura soam de forma diferente. O repórter 
diante da fila de populares pergunta: 

Francisco José: Além de vir assinar o ponto, o que você faz?



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

147

Popular 1: Eu fico aqui a manhã toda.
Francisco José: Mas sem fazer nada?
Popular 1: Sem fazer nada.
Francisco José: E você, o que você faz?
Popular 2: Desmancho o que ele faz.

O humor popular do diálogo travado e a expressividade das 
imagens de pessoas simples amontoadas nas filas, em carros 
velhos de aluguel, nas dependências da repartição, no chão das 
calçadas e em seus arredores, convergem assim como no caso 
dos “professores marajás” para um improvável consenso sobre a 
usurpação pública realizada por aquelas pessoas. Conti, ao relatar 
suas impressões a respeito desse mesmo programa, conclui em 
seu livro: “os funcionários apontados como privilegiados eram 
pelas roupas puídas e modos desengonçados, pela candura 
com que olhavam para a câmera, pobres que não tinham onde 
cair mortos.”.37 Mais a frente, Chapellin relata “o velho modelo” 
de política a ser superado: “o governador de Alagoas que 
nomeou tanta gente, o governo responsável por esse abuso, foi 
derrotado nas urnas da última eleição”. É quando a promessa 
“do novo” aparece finalmente nas telas depois da introdução 
do repórter Francisco José: “Palácio dos Martírios, sede do 
governo de Alagoas. É aqui que o governador Collor de Mello 
toma providências para combater os abusos administrativos do 
estado”. Entra Collor em plano próximo:

Na questão referente à moralização do serviço público, tem pessoas 
que recebem por mês, muito mais do que o orçamento de muitos 
municípios deste país. São desmandos dessa natureza que nós 
estamos combatendo de uma maneira tenaz, de uma maneira 
objetiva, de uma maneira obstinada até.

Foram produzidas mais três participações de Collor neste 
bloco do programa em meio a denúncias de empreguismo da 

37	 CONTI, M. S. Notícias do Planalto: a imprensa e Fernando Collor. São Paulo: 
Companhia das Letras, 1999, p. 43.



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

148

família Suruagy, do ex-governador do estado − que reconhece ter 
empregado “alguns primos” − de intervenções de Joelmir Betting 
tentando explicar economicamente a dimensão do rombo nos 
cofres públicos e de partes fragmentadas do depoimento de Luiz 
Gonzaga Mendes de Barros, um consultor jurídico da Assembleia 
Legislativa que diante das câmeras admite ser um legítimo 
marajá. Nota-se no discurso acima uma retórica que passará a 
ser a marca Collor de consumo: ele vende a tenacidade, o vigor, 
a obstinação da juventude capaz de moralizar o país e destituir 
as antigas formas de se fazer política. O seu “V” da vitória, seus 
discursos sempre iniciados por “minha gente”, suas cores (da 
bandeira nacional) e a música de seus comícios, em especial 
“Fé Brasileira” do grupo Chiclete com Banana, foram exemplos 
claros de sua estratégia de marketing, ajudando a imprimir junto 
ao público uma rápida leitura de sua imagem. Além disso, no país 
das telenovelas com seus muitos atores estrelados, Collor, com 
sua fluência midiática, praticamente tornou-se uma delas. Passou 
a ser aquele tipo de estrela da qual as pessoas acompanharam 
os passos, os gestos, o figurino.

O considerável tempo de aproximadamente 12 minutos 
(mais de 20% do tempo integral do programa), destinado à 
cobertura do caso de Alagoas, foi seguido pela reportagem de 
Renato Machado, diretamente de Paris. O motivo anunciado por 
Chapellin: mostrar ao telespectador que o número de funcionários 
na máquina não é garantia da eficiência do Estado. É quando 
a prefeitura do direitista Jacques Chirac ( também Primeiro 
Ministro francês de 1986 a 1988) passa a ser elogiada, numa 
prova de que a redução do funcionalismo público não afeta 
os serviços prestados. O impacto do discurso da eficiência do 
clássico, iluminado e progressista “Primeiro Mundo” teve na 
sequência seguinte, não por acaso, um forte contraponto que 
fez questão de ser explícito ao público. Assim, Francisco José 
narra de Fortaleza, capital administrada pela petista Maria Luisa 
Fontenelle, as mazelas de uma cidade “sem luz e sem brilho”, 
com o racionamento de energia e com o esvaziamento dos 
cofres públicos. Junto com imagens de baixa luminosidade do  
lixo em abundância pelas ruas, de postes depredados e “esgoto 



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

149

ao céu aberto”, têm-se ainda um cuidadoso enquadramento de 
câmera que vai do close ao plano de conjunto, num cofre deixado 
como entulho numa praça  não menos abandonada, casando 
propositadamente com a sentença do texto em sua referência 
“ao cofre vazio” da prefeitura cearense. Na arquitetura dessas 
sequências a mensagem preferencial é a da relação entre a 
imagem política de Chirac e a da petista brasileira, o “modelo 
moderno e civilizado” francês e os entulhos do “atrasado” modelo 
administrativo nacional. Salienta-se aqui com Silva que, neste 
contexto, ao passo que o Partido dos Trabalhadores fazia questão 
de frisar a diferença clássica entre a esquerda (= a igualdade para 
todos) e a direita (= elites e concentração de renda), a campanha 
de Collor ganharia fogo a partir de uma visão de mundo polarizada 
exatamente entre o “moderno” e o “atrasado”. O primeiro visto 
sob o prisma da diferença positiva, franqueada por uma suposta 
possibilidade ilimitada de um consumo capaz de levar a nação 
ao dito  “Primeiro Mundo”. Nessa consonância, a imagem do 
político passou a ser naqueles anos associada às roupas de grife, 
celulares, carros importados e jetskis. Já o “atraso” foi associado 
à tentativa de uma igualdade forçada pelas esquerdas, como no 
prolongamento de um paradigma ultrapassado, que tal como no 
exemplo da então queda do Muro de Berlim, denunciava sua 
suposta derrocada ao mundo. Como sugere o autor, o “moderno” 
só não acontecia por causa da persistência do “atraso”, sendo 
necessário “remover todo o entulho distributivista herdado do 
getulismo e da ditadura militar”.38

Em meio ao discurso fragmentado das denúncias de marajás 
nas coberturas dos outros estados, o programa ensaiou ainda 
uma espécie de sátira de explicação da origem de um nefasto 
funcionalismo público nacional, com encenações de pedidos 
de emprego e de favorecimento ao Rei D. Manoel, enquanto o 
Ministro da Administração, Aloísio Alves, anunciava enfaticamente 
as medidas do governo no controle do inchaço do funcionalismo 
em nível federal: cortes no Instituto Brasileiro do Café e a extinção 

38	 SILVA, F., op. cit., p. 400-401.



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

150

do Banco Nacional da Habitação.  Encerrando o programa, o 
último bloco dá continuidade ao tom de humor das charges e 
dos quadrinhos, com João Nogueira cantando o samba “Maria 
Candelária”, inspirado numa notória marajá dos anos 1950, e logo 
depois uma breve reprise de parte do filme “Esse milhão é meu”, 
de Carlos Manga. O filme estrelado por Oscarito trata da história 
do Barnabé, um caricato funcionário público, modelo de dedicação 
e motivo de escárnio da maioria dos companheiros de repartição. 
Chapellin encerra sua participação da bancada com uma espécie de 
desculpas a esses ditos poucos “funcionários de exceção” do Estado.

Tal discurso de apologia ao Estado Mínimo vai aparecer 
com força política ainda maior no programa Marajás, exibido em 
10/09/1987. Enquanto seu antecessor, Marajás em São Paulo, 
de 28/05/1987, restringiu-se a denúncias de altos salários dentro 
da Polícia Militar e da Assembleia Legislativa do estado, este 
programa foi mais emblemático tanto pela reafirmação da figura 
de Collor quanto pelo discurso da falência do Estado, através 
de uma enfática cobertura em torno do rombo nas empresas 
públicas no estado do Rio de Janeiro e nas instituições federais. 
No primeiro caso o apresentador busca na referência ao programa 
“Funcionalismo público” o elo de continuação do perfil de 
Collor: “Nesta semana Francisco José voltou a Alagoas onde o 
governador Collor de Mello conseguiu acabar com os marajás.” 
O repórter segue então demonstrando pela transformação do 
espaço − com a mesma rua da citada repartição pública agora 
com o trânsito absolutamente normal − as medidas administrativas 
tomadas pelo governador e esclarece ao público: “O fim dos super 
salários em Alagoas proporcionou uma economia de 363 milhões 
de cruzados por mês, segundo a Secretaria de Administração. 
É do Palácio do Martírio que sai chumbo grosso no combate 
aos marajás”. O discurso prossegue com Collor falando sobre 
a liminar do Judiciário que permitiu ao seu estado bloquear os 
abusos no funcionalismo público, enfatizando no final que tal 
escândalo dizia respeito não apenas ao estado de Alagoas ou aos 
nordestinos, mas a todos os brasileiros. É a partir dessa “deixa” 
do plano nacional que o programa passa a fazer denúncias sobre 
as empresas públicas do estado do Rio de Janeiro.  



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

151

A primeira empresa a ser denunciada é a Conerj (Companhia 
de Navegação do Estado do Rio de Janeiro), seguida pela Cerj 
(Companhia de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro), a 
CTC (Empresa Estadual de Transporte Coletivo) e por último 
a Cedae (Companhia de Água e Esgoto do Estado do Rio de 
Janeiro). O discurso do ônus de tais empresas para os cofres 
públicos (sempre apresentados pela comparação com prêmios 
de loteria esportiva) tem como estrutura narrativa, por um lado, 
os recursos trabalhistas impetrados e muitas vezes conseguidos 
pelo apoio de uma dita rede de “fraude do próprio funcionalismo 
público” e, por outro, pela afirmação da “total incompetência de 
gestão dessas empresas”. À procura de responsáveis – não custa 
lembrar que o governador que imediatamente antecedeu o então 
peemedebista Moreira Franco no poder era o desafeto pessoal 
de Roberto Marinho, Leonel Brizola − os repórteres referendam 
suas falas alertando aos espectadores os serviços que poderiam 
ser oferecidos à população, caso não houvesse o desleixo com 
a “coisa pública”. Como contraponto a essa ineficiência, não raro 
é citado o setor privado. Como no exemplo da CTC, onde diante 
de imagens de ônibus danificados e carcaças abandonadas ao 
“céu aberto”, o repórter dispara: “A CTC tem ônibus de menos 
e funcionários demais. Para cada ônibus a empresa tem vinte e 
dois funcionários. Numa empresa privada essa relação é de cinco 
para cada veículo”.  

Já na parte final do programa as empresas federais é que 
passam a ser o alvo de denúncias. Alertando novamente ao 
público que é ele, o contribuinte, que arca com o rombo nacional, a 
certa altura o apresentador declara: “A investigação do Tribunal de 
Contas da União revela mais uma vez neste ano que o descontrole 
é total na administração das estatais. Um descontrole que está 
na origem deste novo pesadelo do país: o déficit público.” Após 
o tom de sátira de novas charges (com quadros de um “Jornal 
do Rombo”), o repórter Paulo César de Araújo, tendo como fundo 
Brasília, faz sua encenação com dois livros nas mãos. Apresenta 
a lista telefônica da capital do país e mostra em comparação outro 
bem maior, o cadastro das empresas da União. Alertando que as 
despesas dessas mais de 500 empresas federais, ao lado das 



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

152

demais da rede municipal e estadual, somadas ainda às despesas 
da administração direta do governo, totalizavam mais de 50% 
do PIB do país, o repórter apresenta algumas metas de corte do 
governo e entrevista o ex-ouvidor Geral da República, Fernando 
César Mesquita. A narrativa prossegue abordando indícios 
de fraudes em licitações na Embratur (Empresa Brasileira de 
Turismo) e na CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e termina 
por apontar o mau uso de carros oficiais em Brasília. A falta de 
profundidade dessa parte final da cobertura com seus muitos 
números e poucos depoimentos é compensada na narrativa pela 
dramatização de suas variadas analogias, numa clara opção por 
mensagens  de fácil leitura para os telespectadores.

Para além dos programas que antecederam a eleição 
de Collor, lançando sua imagem política como o “caçador de 
marajás”, outros que foram levados ao ar durante o seu mandato 
convergiram igualmente para a sustentação de um projeto político 
maior em consonância com o credo neoliberal. No primeiro deles, 
Muro de Berlim (09/11/1989) o mote da reunificação das Alemanhas 
serviu ao discurso central da suposta derrocada das esquerdas 
no mundo, ao passo que programas com os títulos de Plano 
Econômico (27/03/1990), Mordomias dos Marajás (24/04/1990) 
e Escândalo nas estatais (24/08/1990) foram baseados no apoio 
ao Plano Collor I e à política de privatização então implementada.   
Impulsionado pela aparência de um cruzeiro mais forte que o 
dólar, o marketing televisivo tornou-se uma espécie de avalista 
eletrônico da promessa de Collor quando ainda candidato: acabar 
com a inflação num único golpe. Já a apologia à privatização em 
especial foi significativa, seja através de reportagens específicas, 
seja em conteúdos paralelos à cobertura da imagem política de 
Collor ou ainda no bojo das temáticas de retrospectivas do ano. 
No programa Retrospectiva de 1991 (31/12/1991), por exemplo, 
quando as primeiras denúncias de corrupção do governo 
começavam a tomar forma na cena nacional e a população vivia 
os sinais de arrocho dos desdobramentos do Plano Collor I, foi 
feita uma cobertura no mínimo enviesada em torno da privatização 
da Usiminas (Companhia Siderúrgica de Minas Gerais), cujo leilão 
foi realizado no Rio de Janeiro. Sem depoimentos das partes 



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

153

envolvidas, a reportagem destacou apenas que manifestantes do 
“PT, PDT, CUT e CGC tentaram impedir a privatização da USIMINAS” 
em um triste momento onde “a violência correu solta e repercutiu em 
todo o mundo”. Cumpre lembrar que a Usiminas foi a primeira estatal 
de grande porte privatizada pelo governo dentro do setor siderúrgico 
nacional, que assistiria ainda à privatização de mais sete empresas 
entre 1990 e 1993, dentre elas a Cosipa (Companhia Siderúrgica 
Paulista) e a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). Era o início 
da privatização do patrimônio público pelo setor mais avançado e 
estratégico do parque industrial estatal. 

No que diz respeito aos programas aqui mais detalhadamente 
analisados, as “boas idéias privatistas”39 de Collor − nas palavras 
de Roberto Marinho − tiveram por bandeira de frente a “caça 
aos marajás”, com o termo tornando-se então o outro nome 
para o conjunto dos problemas nacionais. O perfil político de 
Collor ou ainda do “isolado cavaleiro andante”40 pela moralização 
do país nos apresentou uma coerência com a análise  que 
Schwartzenberg fez ao enfocar a política como espetáculo, 
tema que seria teoricamente aprofundado mais tarde por Guy 
Debord.41  Pesquisando os modelos políticos mediados pelos 
meios massivos, o autor afirma que cada caso desencadeia um 
tipo diferenciado de projeção emotiva, dentre eles, o sedutor:  um 
líder encantador, que cativa mais que convence, “frequentemente 
com ar jovial e dândi. Agrada, surpreende, faz sonhar. [...] A sua 
limitação: corre o risco de cansar. E os cidadãos não podem 
encontrá-lo frágil em momentos de crise”.42  

39	 Entrevista de Roberto Marinho a Neri V.Eich, da Folha de São Paulo. Nela, 
o empresário afirma que embora não tivesse feito uma opção definitiva, 
Collor era, sem dúvida, um “jovem mais assentado, mais ponderado e mais 
equilibrado, com suas boas idéias privatistas” e arrematava: “eu vou influir o 
máximo possível a favor dele. Procurarei ser um homem consultivo a favor 
da construção de um Brasil melhor”. (LIMA, V. BRITTOS,V & BOLAÑO, C. 
(Org.), op. cit., p. 226).

40	 OLIVEIRA, F. A falsificação da ira. Rio de Janeiro: Imago, 1992, p. 48-50.
41	 DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 

1997.
42	 SCHWARTZENBERG, R. O Estado espetáculo. São Paulo: Difel, 1978 p.71.



História e Perspectivas, Uberlândia (48): 127-154, jan./jun. 2013

154

A referência soa quase como profética frente aos 
desdobramentos políticos que levaram Collor ao processo de 
impeachment. O cerne do capital simbólico43 construído durante 
o período compreendido entre o lançamento de sua campanha 
e o seu impeachment tornou-se a certa altura destoante de 
seus próprios signos integradores, que passaram a operar na 
contracorrente dos fatos então detonados na grande mídia. Foi 
assim que o símbolo da “moralidade” no funcionalismo público 
se chocou com escândalos de corrupção e ganhos ilegítimos 
na venda do patrimônio público. E também que o lema da 
“modernidade” pela livre regulação das leis de mercado entrou em 
dissonância com o fracasso dos planos econômicos e da própria 
gerência do campo político instituído. Neste contexto, se deve 
considerar o discurso de uma mídia “autofágica” capaz de “devorar 
ciclicamente seus olimpianos”, e como arremata Rubim, “destruir 
a criatura que ela acreditou, em sua enorme pretensão, ter criado, 
parece ter sido o outro lado da mesma moeda”.44 Um outro capítulo 
no qual a mídia eletrônica teve um papel singular frente ao que 
Gramsci denominou de “elo de contato  entre a sociedade civil e 
a sociedade política, entre o consenso e a força”.45

43	 BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Difel Editora, 1989.
44	 RUBIM, A. Mídia e política no Brasil. João Pessoa, Paraíba: Ed. Universitária/

UFPB, 1999, p. 77.
45	 GRAMSCI, A Cadernos do Cárcere, v. 2. In: Coutinho, C. N. Fontes do 

pensamento político: Gramsci. Porto Alegre: L & PM Editores, 1981, p. 198.


