Matriz de Referência de Competências e Habilidades para o trabalho com leitura no ensino fundamental II

Contenido principal del artículo

Alessandra Dutra
Givan José Ferreira dos Santos
Nilson Douglas Castilho

Resumen

Este estudo focaliza o trabalho com leitura de textos em ambiente escolar, especificamente no Ensino Fundamental II. Tem por objetivos relatar e analisar a aplicação de uma proposta de matriz de referência de competências e habilidades em leitura como suporte pedagógico para auxiliar professores de Língua Portuguesa, desse ciclo de escolaridade, a diagnosticar em seus alunos habilidades leitoras relevantes que precisam ser desenvolvidas, a fim de tornar os estudantes leitores mais proficientes. O aporte teórico concebe a leitura numa perspectiva cognitiva e sociointeracional (SOLÉ, 1998; KLEIMAN, 2006; KOCH, ELIAS, 2012, SOUZA, 2016) e o ensino escolar por competências (BONAMINO, 2002; MACEDO, 2005; ZABALA, 2010). A pesquisa caracteriza-se, basicamente, como de campo, bibliográfica, descritiva, experimental e analítica e foi realizada em 2016 junto a professores e alunos de um colégio particular da cidade de Londrina. Os resultados demonstraram, por evidências empíricas, a contribuição da proposta para o diagnóstico e aprimoramento da competência leitora estudantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Dutra, A. ., Santos, G. J. F. dos, & Castilho, N. D. . (2019). Matriz de Referência de Competências e Habilidades para o trabalho com leitura no ensino fundamental II. Ensino Em Re-Vista, 26(Especial), 1055–1076. https://doi.org/10.14393/ER-v26nEa2019-5
Sección
Artículos

Citas

BONAMINO, A. Tempos de avaliação educacional: o SAEB, seus agentes, referências e tendências. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.

BORTONI-RICARDO et al. (Org.). Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola, 2002.

BORTONI-RICARDO, S. M.; MACHADO, V. R.; CASTANHEIRA, S. F. Formação do professor como agente letrador. Paulo: Contexto, 2010.

FREITAS, V. A. L. Mediação: estratégia facilitadora da compreensão leitora. In: BORTONI – RICARDO, S. M. et al. (Org.). Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola, p. 65 – 85, 2012.

GONÇALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Alínea, 2001.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

KLEIMAN, A. B. Leitura e prática social no desenvolvimento de competências no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Org.). Português no ensino médio e formação do professor, 2ª. ed. São Paulo: Parábola, 2006, p. 23-36.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto, 3ª. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

MACEDO, L. Competências e habilidades: elementos para uma reflexão pedagógica. In: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórica – metodológica. Brasília: O Instituto, 2005.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico, 4ª. ed, São Paulo: Atlas, 1992.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão, 3ª. ed. São Paulo: Parábola, 2008.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1998.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

SANTOS, A. R. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico, 23ª. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SOUZA, S. R. A. N. Leitura de textos no Ensino Médio: uma proposta didática. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, 2016.

ZABALA, A. Como ensinar e aprender competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.