Matriz de Referência de Competências e Habilidades para o trabalho com leitura no ensino fundamental II
Contenido principal del artículo
Resumen
Este estudo focaliza o trabalho com leitura de textos em ambiente escolar, especificamente no Ensino Fundamental II. Tem por objetivos relatar e analisar a aplicação de uma proposta de matriz de referência de competências e habilidades em leitura como suporte pedagógico para auxiliar professores de Língua Portuguesa, desse ciclo de escolaridade, a diagnosticar em seus alunos habilidades leitoras relevantes que precisam ser desenvolvidas, a fim de tornar os estudantes leitores mais proficientes. O aporte teórico concebe a leitura numa perspectiva cognitiva e sociointeracional (SOLÉ, 1998; KLEIMAN, 2006; KOCH, ELIAS, 2012, SOUZA, 2016) e o ensino escolar por competências (BONAMINO, 2002; MACEDO, 2005; ZABALA, 2010). A pesquisa caracteriza-se, basicamente, como de campo, bibliográfica, descritiva, experimental e analítica e foi realizada em 2016 junto a professores e alunos de um colégio particular da cidade de Londrina. Os resultados demonstraram, por evidências empíricas, a contribuição da proposta para o diagnóstico e aprimoramento da competência leitora estudantil.
Descargas
Detalles del artículo
Los trabajos publicados son de propiedad de sus autores, que podrán disponer de ellos para posteriores publicaciones, siempre haciendo constar la edición original (titulo original, Enseñanza en Re-Vista, volumen, nº, paginas). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores, no cabiendo cualquier responsabilidad legal sobre su contenido a la Revista o a la EDUFU.
Citas
BORTONI-RICARDO et al. (Org.). Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola, 2002.
BORTONI-RICARDO, S. M.; MACHADO, V. R.; CASTANHEIRA, S. F. Formação do professor como agente letrador. Paulo: Contexto, 2010.
FREITAS, V. A. L. Mediação: estratégia facilitadora da compreensão leitora. In: BORTONI – RICARDO, S. M. et al. (Org.). Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola, p. 65 – 85, 2012.
GONÇALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Alínea, 2001.
HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
KLEIMAN, A. B. Leitura e prática social no desenvolvimento de competências no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Org.). Português no ensino médio e formação do professor, 2ª. ed. São Paulo: Parábola, 2006, p. 23-36.
KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto, 3ª. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
MACEDO, L. Competências e habilidades: elementos para uma reflexão pedagógica. In: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórica – metodológica. Brasília: O Instituto, 2005.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico, 4ª. ed, São Paulo: Atlas, 1992.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão, 3ª. ed. São Paulo: Parábola, 2008.
MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1998.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
SANTOS, A. R. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico, 23ª. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOUZA, S. R. A. N. Leitura de textos no Ensino Médio: uma proposta didática. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, 2016.
ZABALA, A. Como ensinar e aprender competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.