Fica Espanhol no Paraná

trajetória, lutas e conquistas em prol do plurilinguismo na Educação Básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-51

Palabras clave:

Políticas Linguísticas, Língua Espanhola, Paraná, Plurilinguismo

Resumen

Este texto apresenta resumidamente a trajetória de ações e as perspectivas do movimento Fica Espanhol no Paraná. A ênfase histórica está nos trabalhos registrados a partir de 2016, quando o então presidente da república propôs alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, afetando diretamente as políticas linguísticas. Essas proposições foram aprovadas e, em 2017, culminaram na Lei 13.415, que retira o direito de consulta à comunidade escolar e institui, de modo antidemocrático, um único idioma como de oferta obrigatória em todas as escolas do país. Diante de tantos atos discricionários, as manifestações começaram a surgir e as universidades públicas paranaenses se uniram para lutar pelo plurilinguismo, pela democracia nas políticas linguísticas e por uma lei que assegure o direito de aprender a língua espanhola na Educação Básica (EB) no Paraná. Mediante ampla mobilização política, com participação dos professores da EB, dos estudantes dos cursos de Letras Espanhol das Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná e de autoridades representativas, o movimento alcançou relevantes resultados, os quais culminaram na aprovação de uma emenda à constituição do estado Paraná, que assegura a oferta do ensino de Espanhol no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Neste momento, o Fica Espanhol no Paraná acompanha a implementação da Lei e luta para que ela ocorra de modo efetivo.

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Biografía del autor/a

Amábile Piacentine Drogui, Unespar

Doutoranda na Universidade Estadual de Londrina. Docente do curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual do Paraná.

Jacicarla Souza da Silva, UEL

Doutora. Docente do curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual de Londrina

Citas

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Publicado

2023-11-13

Cómo citar

DROGUI, A. P.; SILVA, J. S. da. Fica Espanhol no Paraná: trajetória, lutas e conquistas em prol do plurilinguismo na Educação Básica. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1751, 2023. DOI: 10.14393/DLv17a2023-51. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/70295. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Línguas pluricêntricas em seu percurso histórico e na atualidade