Tipologia textual e ensino de língua
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL35-v12n3a2018-1Palabras clave:
Tipologia textual (tipos, subtipos, gêneros, espécies), Texto, Ensino de línguaResumen
Considerando que o dizer sempre se faz por meio de categorias de textos (tipos, subtipos, gêneros, espécies) e que o objetivo do ensino de língua é desenvolver a competência comunicativa (capacidade de produzir e compreender textos em situações específicas de interação comunicativa) e que então o ensino de língua precisa estar necessariamente vinculado a estas categorias de texto, considerando suas características, este artigo objetiva auxiliar o professor no uso da tipologia textual para o ensino de língua. Para isso apresenta um referencial teórico sobre tipologia que busca instrumentalizar o professor na organização de um ensino centrado em tipologia e a seguir comenta aspectos fundamentais na relação entre tipologia e ensino de língua e finalmente apresenta exemplos que objetivam mostrar ao professor como concretizar a teoria em atividades de ensino.Descargas
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