Saia do vermelho
um olhar dialógico em manchetes sobre finanças pessoais
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL28-v11n1a2017-6Palabras clave:
Dialogismo, Discurso de outrem, Notícia, Manchetes de jornais, Finanças pessoaisResumen
Saber gastar. Saber poupar. Como sair do vermelho? Não é raro lermos ou ouvirmos questões como essas na mídia em geral. Esses enunciados geralmente aparecem em época de final ou começo de ano, visto que é nesse momento que as pessoas recebem o décimo terceiro salário e se veem diante de decisões sobre guardar o dinheiro para quitar dívidas, ou aproveitar o saldo a mais e ir às compras. E a mídia, atenta a esse momento, pulveriza uma série de enunciados que trazem no seu bojo orientações sobre como gerir o dinheiro e como sair da teia de dívidas caso se exagere na dose. Esse artigo se debruça sobre esses tipos de enunciados, em capas de jornais impressos, para investigar, à luz das reflexões do pensador russo Mikhail Bakhtin, principalmente pelo dialogismo, se essas manchetes pressupõem que as pessoas não sabem como administrar o próprio dinheiro. Foram utilizadas ideias-chave da teoria bakhtiniana como as vozes, a característica dialógica nos enunciados e o discurso do outrem.Descargas
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