Intersonoridade no Discurso Audiovisual
por uma memória no âmbito sonoro
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL23-v10n3a2016-2Palabras clave:
Audiovisual, Discurso, Intersonoridade, Som, VozResumen
Este artigo apresenta algumas considerações a que chegamos, a partir de uma pesquisa mais ampla, cujo enfoque foi observar o funcionamento do som no discurso publicitário audiovisual. Pesquisas em Análise do Discurso atualmente têm se voltado para o estudo da imagem em diferentes corpora, todavia o som – tomado como objeto analítico –, ainda é, certamente, uma materialidade que demanda maior investigação em virtude de sua complexidade. Assim, propusemo-nos a investigar o funcionamento do discurso audiovisual com enfoque no âmbito sonoro. Tomamos como corpus, neste artigo, uma peça publicitária de curso de idiomas veiculada em diferentes mídias no Brasil. Em nossa conclusão destacamos que para se proceder a uma análise discursiva de cunho histórico, não é possível tomar a forma sonora destituída de sua historicidade. Verificamos que os sons produzidos na propaganda, notadamente as formas artificiais, se assemelham ou se avizinham a outros. Isso possibilita a compreensão dos diversos sons que animam e dão sentido à propaganda de modo particular e, sem dúvidas, ao discurso de modo geral.
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