O que é aprender inglês a distância?

Crenças de alunos e a motivação em um ambiente virtual de aprendizagem

Autores/as

  • Cristiane Manzan Perine UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL23-v10n3a2016-14

Palabras clave:

Crenças, Motivação, Ambientes virtuais de aprendizagem, Língua inglesa

Resumen

Neste artigo, objetivamos investigar as crenças de alunos sobre aprender inglês a distância e sua conexão com a motivação para aprender. O arcabouço teórico é embasado em estudos sobre crenças no ensino e aprendizagem de línguas (BARCELOS, 2001, 2003, 2004, 2006, 2007; PERINE, 2013; BERNAT; GVOZDENKO, 2005; JOHNSON, 1999; SILVA, 2000; HURD, 2008); motivação na aprendizagem de língua estrangeira (DÖRNYEI, 2005; GARDNER, 1985; RIBAS, 2008; FRANCO; 2008; ALVES, 2005; HURD et al., 2001; XIE et al., 2006; BROWN, 1994); e ambientes virtuais de aprendizagem (BUZATO, 2001; BRUNNER, 2004; MESSIAS et al., 2012; CELANI, 2009; LEFFA, 2009). Dez alunos de uma universidade federal no interior de Minas Gerais, inscritos na disciplina “Inglês Instrumental a Distância I” (IngRede) participaram deste estudo de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário, diários reflexivos, entrevista e acompanhamento dos alunos na plataforma Moodle. Na análise dos dados, recorremos à análise de conteúdo (GILLHAM, 2000) em conjunto com o software WordSmith Tools. Esperamos que este estudo traga contribuições à Linguística Aplicada no entendimento de como fatores cognitivo-afetivos, tais como crenças e motivação, se configuram em um ambiente virtual de aprendizagem de língua inglesa.

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Biografía del autor/a

Cristiane Manzan Perine, UFU

Doutora em Linguística pela UFU.

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Publicado

2016-08-26

Cómo citar

PERINE, C. M. O que é aprender inglês a distância? : Crenças de alunos e a motivação em um ambiente virtual de aprendizagem. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1046–1075, 2016. DOI: 10.14393/DL23-v10n3a2016-14. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/31886. Acesso em: 11 dic. 2024.