https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/issue/feedDiversaPrática2021-01-23T14:39:41-03:00Cinval Filho dos Reiscinval.reis@ufu.brOpen Journal Systems<div class="ecxMsoNoSpacing" style="text-align: justify;">A revista <strong>DiversaPrática</strong> é uma publicação semestral eletrônica da Divisão de Formação Docente da Diretoria de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Seu objetivo é promover a discussão interdisciplinar, o aprofundamento teórico e a troca de experiências pedagógicas nas diversas áreas do saber. A DiversaPrática publica artigos científicos inéditos, aprovados por avaliação em pares, sobre estudos e pesquisas acerca de temas relacionados prática docente universitária, resenhas de livros e entrevistas. A revista aceita artigos em português, espanhol e inglês.</div> <p> </p> <p> </p> <div class="ecxMsoNoSpacing" style="text-align: justify;"> </div> <div class="ecxMsoNoSpacing" style="text-align: justify;"> </div> <div class="ecxMsoNoSpacing" style="text-align: justify;">EMAIL: diversapratica@prograd.ufu.br</div>https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/58985PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNÍCIPIO DE ITURAMA – MG2021-01-23T14:39:39-03:00Salmo Azambuja de Oliveirasalmoazambujadeoliveira@gmail.comJob Antônio Garcia Ribeirojob.ribeiro@uftm.edu.br<p>O presente trabalho apresenta um relato de experiência do projeto desenvolvido durante o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, <em>campus</em> Universitário de Iturama (UFTM-CIT), na Escola Estadual Antônio Ferreira Barbosa. O projeto objetivou ampliar o aproveitamento do espaço do laboratório de Ciências da referida instituição, bem como aprimorar sua estrutura, organizar os materiais e disponibilizar novas coleções biológicas para as atividades complementares dos professores da área de Ciências da Natureza. Nesse sentido, descrevemos as ações realizadas, os desafios enfrentados e os resultados alcançados após a intervenção do estagiário. Essa proposta foi motivada pelo fato do laboratório encontrar-se inicialmente subutilizado e ter sido transformado em um depósito de trabalhos, documentos e mobiliários sem uso. Com a revitalização cremos ter criado condições para a realização de atividades experimentais, recursos potencialmente eficazes na promoção do processo de ensino-aprendizagem. De igual modo, destacamos a satisfação da comunidade escolar após a finalização do projeto, que poderá agora otimizar as ações educativas neste renovado espaço de aprendizagem.</p>2021-01-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 DiversaPráticahttps://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/58986A QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR2021-01-23T14:39:39-03:00Andressa Amaral de Azevedoandressa@pucminas.brAlex Lima de Sales Barbosalima.alex45@yahoo.com.brDiego Alexsander Souza Tomazdiego.souzat96@gmail.com<p>A educação é um importante fator para o desenvolvimento das pessoas e concomitantemente para o desenvolvimento de um país. Para que se possa entender como está a qualidade da educação na sociedade, é necessário que esta seja mensurada através de dispositivos padronizados que entreguem resultados fidedignos ao que está sendo disponibilizado para os educandos. O presente trabalho compara os resultados obtidos nos exames padronizados, pelas Instituições de Ensino Superior privadas e públicas na Região Sul do Brasil, por meio da análise do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador que compõe o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Posteriormente, para mensurar a eficiência das Instituições de Ensino Superior, utiliza-se o método Análise Envoltória de Dados e assim, afirma-se qual categoria de ensino, pública ou privada, é mais eficiente na entrega de qualidade de ensino, alocando melhor os recursos disponíveis na busca de resultados satisfatórios</p>2021-01-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 DiversaPráticahttps://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/58988ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA AULAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA2021-01-23T14:39:39-03:00Daividi Marcio Marquesdeividi@ufu.br<p>Para compreender os processos de ensino e aprendizagem em Química é necessário, em alguns casos, atingir determinados níveis de abstração. Para tentar minimizar as dificuldades relacionadas ao conteúdo de Tensão Superficial e, consequentemente, Interações Intermoleculares, o presente artigo propõe lidar com estes conceitos, por meio do tema gerador bolha de sabão. Para as devidas explicações submicroscópicas utilizou-se modelos elaborados com material de baixo custo. A proposta de Ensino de Química, desta forma contempla trabalhar utilizando experimentos demonstrativos e modelos representativos, assim, perpassando pelos níveis macroscópico e submicroscópico</p>2021-01-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 DiversaPráticahttps://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/58989FORMAÇÃO CONTINUADA2021-01-23T14:39:40-03:00Maria Aparecida Dias Firminocidadiasfirmino@hotmail.comThaís Coutinho de Souza Silvathaiscoutinhoss@yahoo.com.br<p>Esse artigo é resultado de uma pesquisa que procurou conhecer as metodologias e estratégias propostas pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) aos professores alfabetizadores. Buscou-se ainda discorrer sobre a importância da Formação Continuada, bem como, descrever o desafio colocado pelo Pacto, que trata da garantia do direito à alfabetização plena a todas as crianças até os oito anos de idade e sua implicação para o processo de alfabetização e letramento. Para desenvolver o estudo utilizaram-se da pesquisa bibliográfica e documental, com análises de “fichas de monitoramento das ações do Pacto”, portfólios, planejamentos e outros documentos das escolas públicas municipais de uma cidade do interior de Minas Gerais. Os resultados obtidos mostram que as metodologias e estratégias promoveram uma aprendizagem significativa e tem sido de suma importância para o desenvolvimento da criança dentro da perspectiva do letramento. Sendo possível inferir ainda, que o programa PNAIC foi de grande relevância, pois a partir da ação de reflexão sobre as práticas pedagógicas, a elaboração de novas estratégias de ensino no ciclo de alfabetização foi facilitada. Contudo, se faz necessário constituir a base conceitual e as habilidades pedagógicas dos professores de forma contínua, aperfeiçoada e ampliada.</p>2021-01-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 DiversaPráticahttps://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/58990PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PREVENTIVAS DA INDISCIPLINA ESCOLAR2021-01-23T14:39:40-03:00Olíria Mendes Gimenesoliriamg@gmail.comElaine Amélia de Moraiselaineamelia.morais@gmail.com<p>O presente artigo decorre de uma pesquisa bibliográfica que pretendeu descrever quais práticas pedagógicas contribuem para prevenir e/ou diminuir a indisciplina, em sala de aula no ensino fundamental, qual o papel do professor e do coordenador pedagógico neste intermeio. Nesta pesquisa, buscou-se diferentes referências sobre o problema ao qual se procurou respostas. E, para isso, foram analisados documentos educacionais vigentes na rede estadual de ensino de Minas Gerais e apontados, através de reflexões, princípios das práticas pedagógicas que norteiam o trabalho docente. Além de ter sido percebido se a indisciplina escolar é um problema ou um fenômeno de aprendizagem, discutida a questão de diversidade cultural existente em sala de aula, a importância da execução de ações pedagógicas preventivas, inovadoras e interventivas contra a indisciplina. Como também o incentivo a aprendizagem cooperativa e a elaboração de projetos comunitários e interdisciplinares para possível resolução do problema</p>2021-01-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 DiversaPráticahttps://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/58993PROJETO ESCOLA, LAZER E CULTURA (PELC) DA CIDADE DE ITUIUTABA2021-01-23T14:39:40-03:00Camila Malaquias Pinatticamillapinatti@yahoo.com.brMárcia Regina Gonçalves Cardosomgcardoso2010@bol.com.br<p>O presente artigo trata dos resultados de uma pesquisa sobre o Projeto Escola, Lazer e Cultura (PELC) da cidade de Ituiutaba. Essa pesquisa foi norteada pela busca de resposta da seguinte indagação: quais são as contribuições do Projeto (PELC) para as escolas municipais da cidade de Ituiutaba? Pretendeu-se com o estudo realizado refletir sobre os resultados alcançados pelas escolas municipais com a adesão ao PELC, bem como analisar as parcerias colaborativas para realização do referido projeto. Ademais, buscou-se também de uma forma particular, estudar e sistematizar dados sobre o Projeto Escola, Lazer e Cultura (PELC) da cidade de Ituiutaba, incluindo documentos legais, fotos, matérias em revistas e jornais que falam sobre o tema. Para responder adequadamente ao problema da pesquisa e alcançar os objetivos pretendidos foram desenvolvidos estudos de natureza bibliográfica. Os resultados da pesquisa indicam que o projeto contribui significativamente na vida escolar, social e cultural dos participantes. O Projeto PELC da cidade de Ituiutaba é um exemplo significativo para outros municípios por englobar a educação, o esporte, o lazer e a cultura a serviço da formação integral de crianças e adolescentes e ainda por envolver a população em geral nos eventos públicos do projeto.</p>2021-01-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 DiversaPráticahttps://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/58995O USO DIDÁTICO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DE HISTÓRIA2021-01-23T14:39:41-03:00Cláudia Helena da Cruzclaucruz2001@yahoo.com.br<p>O uso didático do texto literário no ensino de História viabiliza o diálogo inter e a transdisciplinaridade na sala de aula. Uma vez que, a prática docente requer diferentes estratégias e ferramentas para promover a reflexão crítica sobre os temas da História Contemporânea. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa é apresentar de forma didática, a utilização da literatura no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, elencamos como objeto de análise o conto O Homem Cordial (1967) de Antonio Callado, que aborda a discussão sobre fragilidades do projeto revolucionário que marcou o Brasil no decorrer dos anos de 1960, sobretudo após o golpe civil militar de 1964. O conto traz em sua narrativa, a questão da revolução/transformação pela luta armada, a politização e a disseminação dos ideais de esquerda e as formas de resistência, ao mesmo tempo em que retoma o nosso processo de formação, dialogando com obras clássicas como Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda. A partir dos temas apresentados na trama de O Homem Cordial, propomos o uso didático do texto literário como parte integrante da atuação do historiador/educador no espaço da sala de aula.</p>2021-01-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 DiversaPráticahttps://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/58997EDITORIAL2021-01-23T14:39:38-03:00Adriano Rodrigues de Souza De La Fuenteadrianoufu@hotmail.com<p>Editorial</p>2021-01-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 DiversaPráticahttps://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/58998COMPLETO2021-01-23T14:39:38-03:00Cinval Filho dos Reiscinvalfilho@yahoo.com.br<p>´Número completo</p>2021-01-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 DiversaPráticahttps://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/58996EXPEDIENTE2021-01-23T14:39:38-03:00Cinval Filho dos Reiscinvalfilho@yahoo.com.br<p>Expediente</p>2021-01-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 DiversaPrática