Ensino da história da ´África e da diáspora africana

Instrumento para uma educação Afro-Latina-Americana antirracista

Authors

  • Andréa Pires Rocha Universidade Estadual de Londrina
  • José Francisco dos Santos Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCS-v10n1-2020-57679

Keywords:

África, Afro-latino-americano, Diáspora, Antirracismo, Educação, História

Abstract

A história da África e da diáspora africana é essencial para a compreensão da história da América Latina, especialmente quando apresentada em uma perspectiva decolonial. O artigo traz breves apontamentos sobre a história do racismo na América Latina, demonstrando como a diáspora negra compõe a formação do continente, embora o racismo tenha impetrado formas de dizimar e excluir os negros, no bojo da escravidão e em contextos pós abolições. Em contraponto apresentamos reflexões sobre o necessário fortalecimento de uma práxis Afro-Latina-Americana antirracista. Para isso, apresentamos sugestões de aportes teóricos e históricos para a disseminação do conhecimento acerca da história da África e diáspora africana. Também trazemos algumas pistas preliminares sobre a materialização do ensino da temática africana nos países que compõem o chamado Cone Sul do bloco do Mercosul, Brasil – Argentina – Paraguai – Uruguai. Observamos que a omissão deste debate prejudica a construção de uma identidade Afro-Latino-Americana. Por isso, defendemos a importância do ensino da história da África e da diáspora africana como instrumento para uma educação contra hegemônica e uma práxis antirracista.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andréa Pires Rocha, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Franca (2012), com período sanduíche em Madrid - Espanha, na Universidade Complutense de Madrid (UCM), com bolsa CAPES/Fundação Carolina (2011). Realizou Pós- Doutorado no Programa de Pós-Graduação da Escola de Serviço Social da Universidade
Federal do Rio de Janeiro (2018). Desde 2004 é docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Departamento de Serviço Social, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPQ: Aquilombando a Universidade: estudos sobre racismo, direitos humanos e resistências.

José Francisco dos Santos, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis (2005); curso de Especialização Latu-Sensu em História, Sociedade e Cultura (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2015) todos em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Tem curso livre em História de África: Problemas, Fontes e Métodos realizado no Programa de Pós- Graduação Mestrado e Doutorado em História da África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2011). Atualmente é docente Adjunto, padrão I, nível C, lecionando as disciplinas de Histórias das Áfricas/Cultura Afro-brasileira; professor dos Programas de Mestrado em Ciência Humanas e Sociais e do Mestrado em Ensino, ambos na Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB.

References

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul, séculos XVI e XVII. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

ALMEIDA, Silvio. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

ANDRADE, Mario Pinto de. Origens do Nacionalismo Africano. Lisboa: Dom Quixote, 1998.

ANDREWS, George Reid. América Afro-Latina: 1800 - 2000. São Carlos: EdUFSCar, 2007.

APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

BALANDIER, Georges. Sociologie actuelle de l’Afrique noire. Paris: Presses Universitaire de France, 1971.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF: Presidência da República, 2008.

BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília, DF: [s.n.], 2004.

CARVALHO, Juvenal (org.). Reflexões sobre a África contemporânea. Cruz das Almas: EDUFRB; Belo Horizonte: Fino Traço, 2016.

CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o Colonialismo. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1978.

CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.

CHAVES, Rita; SECCO, Carmen Lúcia Tindó; MACÊDO, Tania. (org.). Brasil/África: como se o mar fosse mentira. São Paulo: Editora Unesp, 2006.

CNE. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 11, 22 de junho de 2004.

DIOP, Cheikh Anta. The African Origin of Civilization: Myth Or Reality. Chicago: Chicago Review Press, 1989.

FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Juiz de Fora: UFJF, 2005.

FLORENTINO, Manolo; AMANTINO, Márcia. Uma morfologia dos quilombos nas Américas, séculos XVI-XIX. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 19, p. 259-297, 2012.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 1979.

GILROY, Paul. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34, 2001.

GONZALES, Lélia. Por um feminismo Afro-latino-Americano (1988). In: CIRCULO PALMARINO. Caderno de Formação Política do Circulo Palmarino n. 1. Batalha de Ideias. [S.l.: s.n.], 2011. p. 12-20.

GRAMSCI, Antonio. Maquiavel: a política e o Estado Moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

HENRIQUES, Isabel Castro. Percursos da Modernidade em Angola: dinâmicas comerciais e transformações sociais no século XIX. Lisboa: Instituto de Investigação Cientifica Tropical/Instituto da Cooperação Portuguesa, 1997.

HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. 3. ed. São Paulo: Selo Negro Edições, 2008.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

KAMABAYA, Moisés. Renascimento da Personalidade Africana. Luanda-Sul: Mayamba, 2014.

KI-ZERBO, Joseph. História da África Negra. 4. ed. Portugal: Publicações Europa América, 2009. v. 1.

LECHINI, Gladys. Argentina y África en el espejo de Brasil: ¿política por impulsos o construcción de una política exterior? Buenos Aires: CLACSO, 2006.

LOSURDO, Domênico. Contra-história do liberalismo. Aparecida – SP: Ideias e Letras, 2006.

LOVEJOY, Paul E. A escravidão na África: uma história de suas transformações. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

M’BOKOLO, Elikia. África Negra: história e civilizações. Do século XIX aos nossos dias. Tombo II. Lisboa: Colibri, 2007.

M’BOKOLO, Elikia. África Negra: história e civilizações. Tombo I (até o século XVII). São Paulo: EDUFBA, 2009.

MACEDO, José Rivair. (org.). O pensamento africano no século XX. São Paulo: Outras Expressões, 2016.

MACEDO, José Rivair. História da África. São Paulo: Contexto, 2015.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. (org.). Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 27 - 54

MANOEL, Jones; FAZZIO, Gabriel Landi. Revolução africana: uma antologia do pensamento marxista. São Paulo: Autonomia Literária, 2019.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1985.

MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. São Paulo: N-1 Edições, 2018.

MOORE, Carlos Wedderburn. Do Marco Histórico das Políticas Públicas de Ação Afirmativa. In: SANTOS, Sales Augusto dos. Ações Afirmativas e Combate ao Racismo nas Américas. Brasília: Ministério da Educação, 2005. p. 307-334.

MOURA, Clóvis. A Sociologia posta em questão. São Paulo: Editora Ciências Humanas, 1978.

MOURA, Clóvis. Sociologia do negro brasileiro. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2019.

NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016

NASCIMENTO, Abdias. O Quilombismo: documentos de uma Militância Pan-Africanista. São Paulo: Editora Perspectiva, 2019.

PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. Do Congo ao Tango: associativismo, lazer e identidades entre os afro-portenhos na segunda metade do século XIX. Revista Mundos do Trabalho, v. 3, n. 6, p. 30-51, 2011.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: CLACSO. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 117 - 142

ROCHA, Andréa Pires Rocha. Palco de conflitos: escola pública no capitalismo, aparelho hegemônico ou instrumento de contra-hegemonia? 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2005.

ROCHA, Andréa Pires Rocha. Relatório Final da Pesquisa “Prisão Provisória de Jovens pelo crime de tráfico de drogas após a realização das Audiências de Custódia em Londrina/PR”. Desenvolvida durante o Estágio de Pós Doutoramento no Programa de Pós Graduação em Serviço Social da ESS-UFRJ. [S.l: s.n.], 2018.

ROCHA, Andréa Pires. O Juvenicídio brasileiro: racismo, guerra às drogas e prisões. Londrina: Eduel, 2020. (PRELO)

SANTOS, José Francisco dos. Movimento Afro-brasileiro Pró-Libertação de Angola (MABLA): "um amplo movimento" - relação Brasil e Angola de 1960 a 1975. 2010. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

SANTOS, José Francisco dos. Relação Brasil/Angola: a participação de brasileiros no processo de libertação de Angola, o caso do MABLA e outros protagonistas. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2014.

SANTOS, José Francisco dos. Angola: ação diplomática brasileira no processo de independência dos países africanos em conflitos com Portugal no cenário da Guerra Fria. 2015. Tese (Doutorado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

SANTOS, José Francisco; RODRIGUES, Carlos. Eduardo.; GONÇALVES, José Henrique Rollo. (org.). Tópicos de História da África. Maringá: EDUEM, 2016.

SANTOS, José Francisco. Angola: política externa brasileira para África no olhar de Ovídio de Andrade Melo. Salvador: Sagga, 2018b.

SANTOS, José Francisco. Encontro e desencontro Brasil-África: passado e presente - o caso de Angola. In: PIRES, Maria de Fátima Novaes; SANTANA, Napoliana Pereira; SANTOS, Paulo Henrique Duque. (org.). Bahia, escravidão, pós-abolição e comunidade quilombolas: estudos interdisciplininares. Salvador: EDUFBA/EDUNEB, 2018a. p. 209-234.

VILLEN, Patrícia. Amílcar Cabral e a crítica ao colonialismo. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

WACQUANT, Loïc. Punir os pobres: a nova gestão da miséria nos Estados Unidos. 3. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2007.

WILLIAMS, Eric. Capitalismo e escravidão. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Published

2020-11-19