A apropriação do saber e o arbitrário social em Pierre Bourdieu

Authors

  • Noádia Munhoz Pereira Universidade Federal Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCS-v8n1-2018-43421

Keywords:

Capital cultural, arbitrário social, identidade docente.

Abstract

A particularidade do capital cultural legitima a natureza do campo científico ao introduzir a classe dominante no campo da luta de classes. A dispersão espacial e temporal do trabalho fragmenta as esferas da vida social e consequentemente a produção do conhecimento desde a Revolução de Copérnico. Neste sentido, faz-se necessário problematizar o que justifica as diferenciações de simbologias de um campo, como, por exemplo, o sistema de classificação de um campo arbitrário em que se denota a exclusão, a exploração, a hierarquia e a segmentação de um arbitrário social. O paradoxo do capital científico difundiu o status da ciência competente mundializada e fragilizou a força geradora do conhecimento científico e principalmente da identidade docente. Portanto, a perda do sentido laboral conduz para a formação de novas características nas relações de trabalho ao evidenciar a radicalização da profissionalização da docência e a uniformização da identidade docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Noádia Munhoz Pereira, Universidade Federal Uberlândia

Licenciada em Pedagogia, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e Doutora em Educação com ênfase em sociologia das profissões pela Universidade Federal de Uberlândia.

References

BOURDIEU, Pierre (1930-2002). A miséria do mundo. Com contribuições de A.Accardo. [et.al]. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

BOURDIEU, Pierre (1930-2002). A economia das trocas simbólicas. Tradução Sérgio Miceli. São Paulo: Perspectiva, 2007. (Coleção estudos; 20/dirigida por J. Guinsburg).

BOURDIEU, Pierre (1930-2002). Coisas ditas. Tradução Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim; revisão técnica Paula Montero. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Maria Alice Nogueira & Afrânio Catani (orgs). 9ª ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2007. (Coleção Ciências Sociais da educação)

BOURDIEU, Pierre. Homo Academicus. Les Editions de Minuit, 1ª edição. Paris, 1961.

BOURDIEU, Pierre. Lições de aula. Tradução: Égon de Oliveira Rangel. 2ª edição, 2001.

BOURDIEU, Pierre. (1930) Meditações pascalinas Tradução Sérgio miceli. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2001 (324p)

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico . Tradução de Fernando Tomaz. Editora Bertrand Brasil S.A, 1989. 299p.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: Por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução de Denice Barbara Catani. Editora UNESP. São Paulo. 1ª edição, 1997.

BOURDIEU, Pierre. Para uma sociologia da ciência. Edições 70 Editions Raisons d‘Agir, 2001. Tradução: Pedro Elói Duarde, 2004. 159p.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 9ª edição. Papirus Editora. Tradução Mariza Correa. 2008. (223p)

BOURDIEU, Pierre. (1930) Sociologia. Renato Ortiz (orgs). Tradução de Paula Montero e Alícia Auzmendi. São Paulo: Ática, 1983. (Coleção Grandes Cientistas Socias)

BOURDIEU, Pierre. (1930-2002) A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. / Pierre Bourdieu, Jean-Claude Passeron (orgs): tradução e Reynaldo Bairão; revisão de Pedro Benjamim Garcia e Ana Maria Baeta. 7ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BOURDIEU, Pierre. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. / Pierre Bourdieu, Jean-Claude Chamboredon, Jean-Claude Passeron; tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

CHAUÍ, Marilena. A ideologia da competência. André Rocha (org). Belo Horizonte: Autêntica Editora; São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2014.

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. In: Revista Brasileira de Educação, set-dez, n. 24. ANPED, São Paulo (pp. 5-15), 2003.

CHESNAIS, François. A mundialização do capital; tradução Silvana Finzi Foá. São Paulo: Xamã, 1996.

CHESNAIS, François. Mundialização: o capital financeiro no comando. In: Revista o capital financeiro no comando. Out. (p.7-28), 2000.

CUNHA, Luiz Antonio. A universidade reformanda: o golpe de 1964 e a modernização do ensino superior. 2ª edição. São Paulo: Editora UNESP, 2007

DOWBOR, Ladislau. Introdução teórica a crise: salários e lucros na divisão internacional do trabalho. Unicamp: centro de documentação. Instituto de Economia, Editora Brasiliense, 1981

HARVEY, David. O enigma do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.

MELLO, Alex Fiuza de. Teorias do neo-imperialismo: raízes da teoria marxista do capitalismo mundial. In: Revista Estudos de Sociologia. 2015. Disponível em: https: //portaltrabalho.wordpress.com.br.

MELLO, Alex Fiuza de. Capitalismo e mundialização em Marx. São Paulo: Perspectiva: Belém: SECTAM – Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, 2000. (Debates:279)

MELLO, Alex Fiúza de; ALMEIDA FILHO, Naomar & RIBEIRO, Renato Janine. Por uma universidade socialmente relevante. In: Revista 53ª Reunião Anual SBPC. Salvador/Bahia, julho,2001.

SANTOS, Boaventura de Sousa & ALMEIDA FILHO, Naomar. A universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra, outubro, 2008.

Published

2020-07-01