CRÍTICA E SOCIEDADE https://seer.ufu.br/index.php/criticasociedade <p><strong>CR͍TICA E SOCIEDADE: revista de cultura política</strong> é uma revista do Instituto de Ciencias Sociais, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia.</p> <p>ISSN: 2237-0579</p> pt-BR Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. revistacriticasociedade@gmail.com (Editores Revista Crítica e Sociedade) revistacriticasociedade@gmail.com (RCS) Thu, 23 Jan 2025 20:17:48 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 COMUNICAÇÃO EM LIBRAS E A PRESENÇA DE PESSOAS SURDAS EM ESPAÇOS CULTURAIS DE FORTALEZA (CE): https://seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/76043 <p class="Default" style="text-align: justify;"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">A presença de pessoas surdas em espaços de promoção cultural alcança complexidades subjetivas, linguísticas e políticas; que, neste caso, tem composto vivências minhas em Fortaleza. Com isto compartilho uma pesquisa-ação realizada na Pinacoteca do CE a fim de refletir sobre como marcadores sociais das diferenças como deficiência, língua, classe e raça; são acionados interseccionados com o marcador da surdez. Considero, ainda, que há uma diversidade e peculiaridades que distinguem pessoas surdas dos demais grupos de pessoas com deficiência – assim como dentro do próprio grupo de pessoas surdas, que são o uso de uma língua legitimada por lei, a ressignificação da deficiência como marca identitária e a luta pelo reconhecimento de uma cultura própria motivada por esses dois elementos anteriores. Posto isto, discuto aqui como a língua de sinais se articula com aspectos culturais de instituições a partir da presença de pessoas surdas nelas e dos marcadores que estas carregam. </span></p> <p class="Default" style="text-align: justify;"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">&nbsp;</span></p> Tamara Vieira Copyright (c) 2025 Tamara Vieira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/76043 Thu, 23 Jan 2025 00:00:00 -0300 PERFORMANCES CULTURAIS E ARTÍSTICAS COM ARTISTAS SEM E COM DEFICIÊNCIA https://seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/76050 <p>Este trabalho parte da prática como pesquisa nas experiências teatrais realizadas junto ao Grupo de Dança Diversus, coletivo artístico vinculado à extensão da Universidade Federal de Goiás em Goiânia-GO, o grupo é formado por pessoas sem e com deficiência. As experiências nesse espaço de formação, produção artística e pesquisa são fundamentadas e analisadas, à luz dos estudos sobre a deficiência e sua relação com as artes da cena, da colaboração de escritos e reflexões de artistas def que pensam sobre a produção estética a partir da deficiência, entre outros autores e autoras que versam sobre corpos políticos e acessibilidade. O escrito transita pelo diálogo analitico critíco apoiado em pressupostos das Ciências Sociais, como a Antropologia em diálogo com a Arte, com a performance e performatividade, com camadas de inquietudes alicerçadas pela Estética do Performativo, para elaborar a noção de poéticas acessíveis e dramaturgias acessíveis como um dos desdobramentos do trabalho criativo e formativo neste grupo.</p> Renata Valério Póvoa Curado, Vanessa Helena Santana Dalla Déa , Marlini Dorneles de Lima, Rosirene Campelo dos Santos Copyright (c) 2025 Renata Valério Póvoa Curado, Marilini Dorneles de Lima, Rosirene Campelo dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/76050 Tue, 28 Jan 2025 00:00:00 -0300 ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS ESPETÁCULOS DO GRUPO DE DANÇA DIVERSUS. https://seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/76047 <p>O acesso à cultura é um direito das pessoas com deficiência visual que muitas vezes se torna impossível por falta de acessibilidade comunicacional nos espetáculos de dança. O Grupo de Dança Diversus da Universidade Federal de Goiás atua desde 2017 com foco em uma dança que atenda todas as pessoas com e sem deficiência. Vem refletindo, discutindo e realizando ações para que a dança seja acessível para os bailarinos e para as pessoas que assistem seus espetáculos. Esse artigo tem como objetivo apresentar as estratégias acessíveis realizadas em três espetáculos de dança do grupo para a inclusão da pessoa com deficiência visual enquanto plateia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva documental que apresenta as estratégias acessíveis de três espetáculos do Grupo de Dança Diversus, sendo um presencial e dois vídeo-danças.&nbsp; Espera-se com esse artigo dar visibilidade para possibilidades, dificuldades e caminhos encontrados pelo Grupo na busca pela acessibilidade comunicacional. A dança inclusiva pode ser uma oportunidade das pessoas com deficiência visual, tanto bailarinos quanto público, repensarem e ampliarem a inclusão social, o direito à diversidade e a dignidade humana.</p> Vanessa Helena Santana Dalla Déa, Marlini Dorneles de Lima Copyright (c) 2025 Vanessa Helena Santana Dalla Déa, Marilini Dorneles de Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/76047 Thu, 23 Jan 2025 00:00:00 -0300 A CONTRIBUIÇÃO DE MARCOS KAPLAN AO DEBATE MARXISTA SOBRE O ESTADO NA AMÉRICA LATINA https://seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/70766 <p>Nas décadas de 1970 e 1980, em meio à disseminação das ditaduras e ao aprofundamento da dependência externa nas formações sociais da região, tiveram lugar profícuas contribuições ao debate marxista sobre o Estado das referidas sociedades. Intelectuais como Agustín Cueva, Norbert Lechner, René Zavaleta e Marcos Kaplan reivindicaram o estudo do Estado capitalista na América Latina como objeto de reflexão. Neste trabalho, por meio de uma análise bibliográfica, buscamos resgatar as principais contribuições, ao debate em questão, do referido autor Marcos Kaplan, em particular. A partir de um diálogo com a produção intelectual do autor mais representativa dentro do recorte temático proposto, inicialmente discutimos a abordagem histórico-estrutural defendida pelo autor para o estudo crítico do Estado periférico e dependente na América Latina. Posteriormente, recuperamos os traços mais marcantes da periodização da trajetória da instituição estatal na América Latina formulada por Kaplan.</p> Leonardo Granato Copyright (c) 2025 Leonardo Granato https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/70766 Thu, 23 Jan 2025 00:00:00 -0300 A ESCOLHA DA GUERRA CIVIL: UMA OUTRA HISTÓRIA DO NEOLIBERALISMO https://seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/70739 Leonardo Barbosa e Silva Copyright (c) 2025 Leonardo Barbosa e Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/70739 Thu, 23 Jan 2025 00:00:00 -0300 APRESENTAÇÃO https://seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/76816 Natália Scartezini, Tailon Garcia, Túlio Cunha Rossi, Claudelir Correa Clemente, Moacir de Freitas Junior Copyright (c) 2025 Natália Scartezini, Tailon Garcia, Túlio Cunha Rossi, Claudelir Correa Clemente, Moacir de Freitas Junior https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/76816 Thu, 23 Jan 2025 00:00:00 -0300