QUALIDADE DE VIDA NO CURSO DE DIREITO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR (2017-2022)
problematizando a desigualdade de gênero
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCS-v14n1-2025-77159Palavras-chave:
qualidade de vida, gênero, trabalho, DireitoResumo
O artigo teve como objetivo analisar a relação entre o perfil e a qualidade de vida dos/as estudantes do curso de graduação em Direito de uma instituição pública de ensino superior, no período de 2017 à 2022, num contexto marcado pelas exigências de qualificação profissional, porém sob relações laborais flexíveis e precarizadas. A ênfase recai sobre as relações de gênero histórico-socialmente constituídas e como elas condicionam a qualidade de vida dos/as estudantes. A pesquisa coloca-se na perspectiva do materialismo histórico-dialético e da teoria social crítica. Trata-se de um estudo descritivo, explicativo, transversal, qualitativo-quantitativo. Para pesquisa de campo foi utilizado um questionário sociodemográfico elaborado pelos autores, e, para avaliação da qualidade de vida, o WHOQOL-bref. Os resultados apontam para diferenças significativas na qualidade de vida entre os estudantes de Direito do gênero masculino e feminino.
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