APRESENTAÇÃO

Autores

  • Natália Scartezini Universidade Federal de Uberlândia
  • Tailon Garcia Universidade Federal de Catalão
  • Túlio Cunha Rossi Universidade Federal de Uberlândia
  • Claudelir Correa Clemente Universidade Federal de Uberlândia
  • Moacir de Freitas Junior Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Biografia do Autor

Natália Scartezini, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunta do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Campus Santa Mônica. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista-UNESP de Marília/SP. Mestra em Sociologia, bacharela e licenciada (plena) em Ciências Sociais pela UNESP de Araraquara/SP. Áreas de atuação em pesquisa: Sociologia; Sociologia Política; Teoria marxista; Teoria Sociológica; Sociologia do Conhecimento; Metodologia das Ciências Sociais.

Tailon Garcia, Universidade Federal de Catalão

Professor substituto do Instituto de História e Ciências Sociais da Universidade Federal de Catalão. Possui graduação (2014) e mestrado (2019) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), graduação em Relações Internacionais (2022) e em Pedagogia (2022) pelo Centro Universitário Internacional e atualmente cursa Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Goiás. Suas pesquisas concentram-se na área de Ciências Sociais, com ênfase em estudos que envolvem direitos humanos, sociedade civil organizada, distinção social, pós-colonialismo, estudos queer e marcadores sociais da diferença, atua ainda como Editor Técnico da Revista Crítica e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia.

Túlio Cunha Rossi, Universidade Federal de Uberlândia

Professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia desde outubro de 2021. Membro Permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UNESP - Araraquara desde novembro de 2021. Foi professor da Universidade Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes) de fevereiro de 2017 a outubro de 2021. Foi professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhào de julho de 2014 a fevereiro de 2017. Doutor em Sociologia com distinção e louvor pela Universidade de São Paulo - USP em março de 2013, com uma estadia de 6 meses na Université du Québec à Montreal - UQAM para fins de pesquisa em 2011.Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2012. Foi bolsista de pós-doutorado PNPD/Institucional na Universidade Federal da Paraíba - UFPB no projeto Sem Reservas, de maio de 2013 a abril de 2014. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (bacharelado e licenciatura, em 2004) e mestrado em Sociologia pela mesma instituição(2007). Áreas de pesquisa e interesse: Teoria Sociológica Contemporânea; Sociologia da Arte e da Cultura, com ênfase em Cinema e mídias audiovisuais, Sociologia das Emoções, Estudos em Gênero e Sexualidade; Sociologia do Cotidiano.

Claudelir Correa Clemente, Universidade Federal de Uberlândia

É professora de Antropologia na Universidade Federal de Uberlândia em Minas Gerais, realizou pós-doutoramento com bolsa Estágio Senior CAPES na École Hautes Études en Sciences Sociales (2015/2016) possui doutorado em Ciências Sociais com concentração em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) com formação complementar na École de Hautes Études en Science Sociales (EHESS/PARIS). Possui graduação em Ciências Sociais e Políticas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1988) e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) . Foi bolsista recém doutor no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento no Programa Formação de Quadros Profissionais. Suas pesquisas concentram-se na interface entre as áreas de antropologia e sociologia, com ênfase na analise contemporânea sobre experienciais sociais que envolvem trabalhadores estrangeiros de empresas transnacionais e populações locais (urbanas e ou tradicionais) em torno de problemáticas ligadas a cultura, território e mercado. Dedica-se também aos estudos das relações étnico-raciais, da migração nacional e internacional e da antropologia urbana.

Moacir de Freitas Junior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara, mestre em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara; especialização em Direito Empresarial pelo Instituto Nacional de Pós Graduação - INPG (incompleto), graduação em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara (2002) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Foi Professor Substituto do Departamento de Administração Pública da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara de 2011 a 2013. Atuou como professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo no ano de 2006; foi Diretor do Departamento de Políticas para o Desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de São Carlos e Diretor do Depto de Gestão Administrativa da mesma instituição. Foi, ainda, Coordenador Administrativo da Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara/SP e o Coordenador Executivo de Governo da Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Araraquara/SP. Tem experiência nas áreas de Administração Pública, Sociologia e Ciência Política, com ênfase em Pensamento Social Brasileiro e Estado e Governo, sendo membro do Grupo de Pesquisas em Economia Política da FESP/UNESP. Foi Professor Designado da Universidade Estadual de Minas Gerais, unidade Frutal e Professor Titular da Universidade Paulista-UNIP de Araraquara. Atualmente, é professor/pesquisador da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

2025-01-23