ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS ESPETÁCULOS DO GRUPO DE DANÇA DIVERSUS.
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCS-v13n1-2024-76047Palavras-chave:
Performances, Corpos Políticos, Pessoa com deficiência , Práticas TeatraisResumo
O acesso à cultura é um direito das pessoas com deficiência visual que muitas vezes se torna impossível por falta de acessibilidade comunicacional nos espetáculos de dança. O Grupo de Dança Diversus da Universidade Federal de Goiás atua desde 2017 com foco em uma dança que atenda todas as pessoas com e sem deficiência. Vem refletindo, discutindo e realizando ações para que a dança seja acessível para os bailarinos e para as pessoas que assistem seus espetáculos. Esse artigo tem como objetivo apresentar as estratégias acessíveis realizadas em três espetáculos de dança do grupo para a inclusão da pessoa com deficiência visual enquanto plateia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva documental que apresenta as estratégias acessíveis de três espetáculos do Grupo de Dança Diversus, sendo um presencial e dois vídeo-danças. Espera-se com esse artigo dar visibilidade para possibilidades, dificuldades e caminhos encontrados pelo Grupo na busca pela acessibilidade comunicacional. A dança inclusiva pode ser uma oportunidade das pessoas com deficiência visual, tanto bailarinos quanto público, repensarem e ampliarem a inclusão social, o direito à diversidade e a dignidade humana.
Downloads
Referências
SECULT, Edital de Licitação/Modalidade Concurso Fomento à Dança 7/2023 – Fundo Cultural, Estado de Goiás, Secretaria de Estado da Cultura, Goiás, 2023. Disponível em https://goias.gov.br/cultura/wp-content/uploads/sites/25/2022/09/Edital7Danca-92f.pdf .
BALDI, Neilla; MARQUES, Thais; NASCIMENTO, Djenifer. Meia-volta na ciranda: reflexões sobre decolonialidade na Dança. Interritórios Rev Educ, Univ Fed Pernambuco. 2019;5(8), Disponível em https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/241594
BALDI, Neilla; OLIVEIRA, Julia Urach; PATIAS, Izabela Teixeira. Procedimentos artístico-pedagógicos em Dança a partir da decolonialidade e da autobiografia. Rev FUNDARTE. 2019;19(37):127:139, Disponível em https://seer.fundarte.rs.gov.br/RevistadaFundarte/article/view/636
DALLA DÉA, Vanessa; LIMA, Marlini; SANT’ANNA, Adriana; SANTOS, Rosirene. Diversus: dança, diversidade, educação e acessibilidade. Ebook. Goiânia: CIAR UFG, 2023, Disponível em https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/colecao_inclusao/livros/9/index.html
DALLA DÉA, Vanessa; CUNHA, Maycon; NASCIMENTO, Oromar; LIMA, Amanda; LIMA Marlini. Inclusão de pessoas com deficiência nos projetos de extensão de práticas corporais da Universidade Federal de Goiás. Revista Pensar Prática. 2013;16(4):9561270. Disponível em https://revistas.ufg.br/fef/article/view/20237
DALLA DÉA, Vanessa; LIMA, Marlini; CURADO, Renata. Grupo de Dança Diversus: por uma pedagogia dançante pautada na escuta sensível e acessível. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, Marília, v.24, n.2, p. 298-309, 2023. Disponível em https://cev.org.br/biblioteca/grupo-de-danca-diversus-por-uma-pedagogia-dancante-pautada-na-escuta-sensivel-e-acessivel/
DALLA DÉA, Vanessa; LIMA , Marline; BARRAL, José Henrique; FERREIRA, Julia. Dança como possibilidade de educação para Direitos Humanos: entendendo, discutindo e encenando o Holocausto. Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo) Jul-Set;35(3):89-97, 2021. Disponível em https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/194553
LIMA, Marlini; DALLA DÉA, Vanessa; SANTOS, Rosirene.; OLIVEIRA, Adriana. Experiências em dança que transbordam: ações, criações e afirmações poéticas de corpos diversos. Revista TXAI - Programa de Pós-Graduação em de Artes Cênicas - Ufac - v. 1, n. 2. Jan-Jun, 2022. Disponível em https://periodicos.ufac.br/index.php/txai/issue/view/265
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vanessa Helena Santana Dalla Déa, Marilini Dorneles de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.