O VELHO FASCISMO E O FASCISMO DIGITAL

Autores

  • Sergio Amadeu
  • Renato Rovai Junior

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCS-v12n1-202-66844

Palavras-chave:

Fascismo, Internet, Democracia, Mobilização da Sociedade

Resumo

Este artigo recupera o conceito antigo de fascismo, suas origens na Itália e a Alemanha, mostra de que forma ele metamorfoseou-se através das época e como aparece nos dias atuais. O fascismo atual é digital e fundamentado no uso com o melhor aparato de comunicação, youtubers, influencers, cientistas de dados e crackers. Mobiliza um exército de pessoas preconceituosas e mostra que a
internet é a nova arena da disputa da hegemonia entre os grupos de extrema direita e os defensores da democracia e de outros projetos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Amadeu

Graduado em Ciências Sociais (1989), mestre (2000) e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005). É professor associado da Universidade Federal do ABC (UFABC). É membro do Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Integrou o Comitê Gestor da Internet no Brasil (2003-2005 e 2017-2020). Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005). Pesquisa as implicações tecnopolíticas dos sistemas algoritmos; Inteligência Artificial e ativismo; as relações entre comunicação e tecnologia; sociedades de controle e privacidade; práticas colaborativas na Internet. Autor dos livros: Tudo sobre tod@s: redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais; Exclusão Digital: a miséria na era da informação; Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento; entre outros. É pesquisador do CNPq /Produtividade em Pesquisa - 2.

Renato Rovai Junior

Jornalista graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista, mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. É autor de, entre outros livros, Um Novo Ecossistema Midiático - A história do jornalismo digital no Brasil e Midiático Poder, o Caso Venezuela e a Guerrilha Informativa. Também é organizador do livro Golpe 16, no qual diversos blogueiros relatam o processo de impeachment da presidente Dilma. É diretor editorial da Revista Fórum.

Referências

ADORNO, Theodor W. Aspects of the New Right-Wing Extremism (trans. Wieland Hoban).

Medford, Mass.: Polity, 2020

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Editora Schwarcz-Companhia das Letras,

ECO, Umberto. UR-fascismo (O fascismo eterno). Nueva York: Universidad de Columbia, 1995

LAND, Nick. The Dark Enlightenment. Online: https://www.thedarkenlightenment.com/the-dark-

enlightenment-by-nick-land/

SACCOMANI, Edda. Fascismo. In: BOBBIO, Norberto; MATEUCCI, Nicola; PASQUINO,

Gianfranco. Dicionário de política. Brasília: UnB, 2004

TOLOTTI, Rodrigo. Bolsonaro diz no JN que trabalhador terá de escolher entre direitos e emprego.

InfoMoney, 28 ago 2018. Online: https://www.infomoney.com.br/politica/bolsonaro-diz-no-jn-que-

trabalhador-tera-de-escolher-entre-direitos-e-emprego

Downloads

Publicado

2022-11-21