Ensino da história da ´África e da diáspora africana

Instrumento para uma educação Afro-Latina-Americana antirracista

Autores

  • Andréa Pires Rocha Universidade Estadual de Londrina
  • José Francisco dos Santos Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCS-v10n1-2020-57679

Palavras-chave:

África, Afro-latino-americano, Diáspora, Antirracismo, Educação, História

Resumo

A história da África e da diáspora africana é essencial para a compreensão da história da América Latina, especialmente quando apresentada em uma perspectiva decolonial. O artigo traz breves apontamentos sobre a história do racismo na América Latina, demonstrando como a diáspora negra compõe a formação do continente, embora o racismo tenha impetrado formas de dizimar e excluir os negros, no bojo da escravidão e em contextos pós abolições. Em contraponto apresentamos reflexões sobre o necessário fortalecimento de uma práxis Afro-Latina-Americana antirracista. Para isso, apresentamos sugestões de aportes teóricos e históricos para a disseminação do conhecimento acerca da história da África e diáspora africana. Também trazemos algumas pistas preliminares sobre a materialização do ensino da temática africana nos países que compõem o chamado Cone Sul do bloco do Mercosul, Brasil – Argentina – Paraguai – Uruguai. Observamos que a omissão deste debate prejudica a construção de uma identidade Afro-Latino-Americana. Por isso, defendemos a importância do ensino da história da África e da diáspora africana como instrumento para uma educação contra hegemônica e uma práxis antirracista.  

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Biografia do Autor

Andréa Pires Rocha, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Franca (2012), com período sanduíche em Madrid - Espanha, na Universidade Complutense de Madrid (UCM), com bolsa CAPES/Fundação Carolina (2011). Realizou Pós- Doutorado no Programa de Pós-Graduação da Escola de Serviço Social da Universidade
Federal do Rio de Janeiro (2018). Desde 2004 é docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Departamento de Serviço Social, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPQ: Aquilombando a Universidade: estudos sobre racismo, direitos humanos e resistências.

José Francisco dos Santos, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis (2005); curso de Especialização Latu-Sensu em História, Sociedade e Cultura (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2015) todos em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Tem curso livre em História de África: Problemas, Fontes e Métodos realizado no Programa de Pós- Graduação Mestrado e Doutorado em História da África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2011). Atualmente é docente Adjunto, padrão I, nível C, lecionando as disciplinas de Histórias das Áfricas/Cultura Afro-brasileira; professor dos Programas de Mestrado em Ciência Humanas e Sociais e do Mestrado em Ensino, ambos na Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB.

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Publicado

2020-11-19