Da invenção do índio nacional às atuais formas de protagonismos indígenas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCS-v7n1-2017-39260Resumo
O objetivo deste artigo é atualizar algumas reflexões que tenho desenvolvido em torno da atual condição do ser índio no Brasil contemporâneo: o autorreconhecimento e a autodeclaração de pertencimento a um grupo étnico-cultural, especificamente o indígena, como elementos de afirmação de identidades e protagonismos indígenas no momento presente; mais especificamente, aspectos da constituição do índio brasileiro, suas nuances na historiografia e na literatura didática.
Downloads
Referências
ABREU, Martha (Org.). Comunidades indígenas e o Estado Nacional: história, memórias e identidades em construção In Culturas políticas e leituras do passado. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2007.
ABREU, Matha; MATTOS, Hebe. Em torno das "Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana": uma conversa com historiadores. Revista Estudos Históricos, vol.21 n.41, Rio de Janeiro Jan./Jun., 2008.
ALMEIDA, Maria Regina C.. Os índios na História do Brasil.. In: AZEVEDO, Cecilia e RAMINELLI, Ronald. História das Américas. Novas perspectivas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
_________. Os índios na história do Brasil no século XIX: da invisibilidade ao protagonismo. Revista História Hoje. Ensino de História Indígena. ANPUH – Brasil, São Paulo, 2013.
BONFIM, Wellington de Jesus. Identidade, memória e narrativas na dança de São Gonçalo do povoado Mussuca – SE. Dissertação (Mestrado em Antropologia social). Universidade Federal do Rio Grande do Norte: Natal, 2006.
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas Híbridas. São Paulo: Edusp, 1990.
CORRÊA, Dora Shellard. Historiadores e cronistas e a paisagem da colônia Brasil. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 26, nº 51, p. 63-87 – 2006.
CUNHA, Manuela Carneiro da. História dos Índios do Brasil. São Paulo: Cia das Letras; Secretaria Municipal de Cultura, FAPESP, 1992.
CUNHA, Manuela Carneiro. O Futuro da questão indígena. Coleção documentos. Série História Cultural. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados da USP, 1993.
_______. História dos índios no Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1996.
LIMA, Antônio Carlos de Souza. Um olhar sobre a presença das populações nativas na invenção do Brasil In: SILVA, Aracy Lopes et. al. (Orgs.) A temática indígena na Escola. Brasília, MEC/MARI/UNESCO, 1995.
MARTINS, Maria Cristina Bohn. As sociedades indígenas, a história e a escola. Revista Antíteses, vol. 2, n. 3, jan.-jun. de 2009, pp. 153-167.
MATTOS, Hebe In: FRAGOSO. João; GOUVÊA, Maria de Fátima (Orgs.). O Brasil colonial V.1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
MONTEIRO, John Manuel. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1998.
_________ Tupis, Tapuias e Historiadores. Estudos de História Indígena e do Indigenismo. Tese de Livre Docência. Universidade Estadual de Campinas, 2001.