Exposições arqueológicas e povos indígenas: Passados excluídos e memórias exiladas

Autores

  • Camila Azevedo de Moraes Wichers

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCS-v7n1-2017-39254

Resumo

As exposições que envolvem vestígios arqueológicos compõem espaços onde memórias, esquecimentos e representações se estabelecem. No cenário brasileiro, essas exposições ainda estão longe de expressar a diversidade dos povos indígenas associados a esses vestígios. No presente artigo, essa questão é abordada a partir da problematização do conceito de memória, da proposição de um aparato teórico-metodológico para análise dos discursos expositivos e, por fim, da análise crítica de algumas exposições arqueológicas no Brasil, destacando a forma como as mesmas reforçam silenciamentos, ocultamentos e estereótipos, perpetuando passados excluídos e memórias exiladas no que concerne aos povos indígenas associados a esses vestígios, no passado e no presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APPADURAI, Arjun & BRECKENRIDGE, Carol A. Museus são bons para pensar: o patrimônio em cena na Índia. MUSAS – Revista Brasileira de Museus e Museologia, n. 3, 2007, p.10-27.

ARAÚJO, Marcelo Mattos; BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Exposição Museológica: uma linguagem para o futuro. Cadernos Museológicos, Rio de Janeiro, n. 2, 1989, p. 12-17.

BOSI, ECLEA. Memória e Sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1987.

BROCHADO, José Proenza. An ecological model of the spread of pottery and agriculture into Eastern South America. 1984. 574 f. Tese de Doutorado, University of Illinois at Urbana-Champaign, 1984.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Arqueologia e Antropofagia: A musealização de sítios arqueológicos. Revista do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, Brasília, Nº31, 2005, p.234-247.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Museus e pedagogia museológica: os caminhos para a administração dos indicadores da memória. IN: MILDER, Saul. As várias faces do patrimônio. Santa Maria: Pallotti, 2006, p. 119-140.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas. Estratégias para entrar e sair da Modernidade. São Paulo: Edusp, 2000 (Publicado Original 1989)

CHAGAS, Mário. Memória e Poder: dois movimentos. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, Edições Universitárias Lusófonas, nº19, 2002, p. 35-67.

CHAUÍ, Marilena. Os trabalhos da memória. IN: BOSI, ECLEA. Memória e Sociedade: lembrança de velhos. Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1987.

CUNHA, Marcelo N. B. da. Teatro de Memórias, Palco de Esquecimentos: culturas africanas e das diásporas negras em exposições. Doutorado em História Social, PUC/ SP, 2006.

CURY, Marília Xavier. Comunicação museológica: uma perspectiva teórica e metodológica de recepção. Tese apresentada a Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo para obtenção do título de doutor, São Paulo, 2005.

FUNDAÇÃO MUSEU DO HOMEM AMERICANO. [FUMDHAM]. O Parque. Disponível em http://www.fumdham.org.br/. Acesso em 10 set. 2016.

HECKENBERGER, Michael. Estrutura, história e transformação: a cultura xinguana na longue durrée, 1000-2000 d.C. In: FRANCHETTO, Bruna & HECKENBERGER, Michael (Orgs). Os povos do Alto Xingu: história e cultura. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001, p.21-62.

HERNÁNDEZ, Francisca Hernández. Los museos arqueológicos y su museografía. Gijón (Astúrias): Ediciones Trea, 2010.

LOPES, Maria Margareth. O Brasil descobre a pesquisa científica: os museus e as ciências naturais do século XIX. São Paulo: HUCITEC, 1997.

MANO, Marcel. Os Campos de Araraquara: um estudo de história indígena no interior paulista. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 2006.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A exposição museológica: reflexões sobre pontos críticos na prática contemporânea. IN: Debate - O Discurso Museológico: um Desafio para os Museus. Ciência em Museus, n. 4, 1992, p.103-127.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Do teatro da Memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista Nova Série, n. 2, 1994, p. 9-42.

MONTEIRO, John M. Tupis, Tapuias e Historiadores. Estudos de História Indígena e do Indigenismo. Tese de Livre Docência. Universidade Estadual de Campinas, 2001.

MORAES WICHERS, Camila Azevedo de. Museus e Antropofagia do Patrimônio Arqueológico: (des) caminhos da prática brasileira. Tese de Doutorado apresentada à Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2010.

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL E JARDIM BOTÂNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. [MHNJB]. Museu. Disponível em http://www.mhnjb.ufmg.br/. Acesso em 15 abr. 2010.

MUSEU DO CEARÁ. Visita técnica à exposição “Ceará: história no plural”, Fortaleza, 2010.

MUSEU DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Visita técnica à exposição “Um acervo revisitado”, Recife, 2009

MUSEU NACIONAL. [MN]. Museu. Disponível em http://www.museunacional.ufrj.br/. Acesso em 15 abr. 2010.

NEVES, Eduardo Góes. Os Índios Antes de Cabral: Arqueologia e História Indígena no Brasil. In: SILVA, Aracy Lopes da; GRUPIONI, Luis Donisete Benzi. (Org.). A Temática Indígena na Escola. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1995, p. 171-192.

POLLACK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n.10., 1992, p.200-212.

POLLACK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.2, n.3, 1989, p. 3-15.

POMIAN, Krzysztof. Coleção. In: Enciclopédia Einaudi. v. I Memória – História. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. 1º ed., 1984, p. 51-86.

PRIMO, Judite. Museologia e Design na Construção de Objectos Comunicantes. Caleidoscópio. Revista de Comunicação e Cultura, 2006, p. 109-116.

RODRIGUES, Robson Antônio & SCHIAVETTO, Solange Nunes Oliveira. Arqueologia e Educação: o “Passado Excluído” do Brasil. Rev. do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, nº9, 1999, p.312-314.

SAID, Edward W. & BARSAMIAN, David. Cultura e Resistência. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Memória coletiva, trauma e cultura: um debate. Revista USP, São Paulo, n. 98, 2013, p. 51-68.

SCHIAVETTO, Solange Nunes Oliveira. Arqueologia Regional e Educação: Propostas de Estudos sobre um “passado excluído” de Araraquara/SP. 2007. 206 p. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

SHANKS, M. & TILLEY, C. Re-Constructing Archaeology. London & New York: Routledge, 1992. (Publicado Original 1987)

TELES, Teresa Cristina & IOKOI, Zilda Márcia Grícoli. Campus de Pirassununga da USP: memória e história. São Paulo: Edusp, 2005.

WÜST, Irmhild. Contribuições arqueológicas, etnoarqueológicas e etno-históricas para o estudo dos grupos tribais do Brasil Central: o caso Bororo. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, nº2, São Paulo, USP, 1992, p.13-26.

Downloads

Publicado

2017-08-02