OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL FRENTE À POLÍTICA EDUCACIONAL NEOLIBERAL

Autores

  • Débora Goulart

Resumo

Desde os anos 1990 com a implementação de políticas neoliberais na educação pública houve a intensificação dos estudos sobre a temática. No entanto, não há pesquisas que se baseiem em dados quantitativos significativos que possam auxiliar na compreensão da relação dos profissionais da educação com a política educacional neoliberal, o que dá caráter inédito a esta pesquisa que articula a análise de dados quantitativos à política educacional orientada pelas agências multilaterais e implantada por entes da federação, no caso o estado de São Paulo. Empreendemos uma análise da posição dos professores sobre a política educacional do governo paulista, sobretudo após as medidas implementadas em 2009, concluindo que os diferentes vínculos de trabalho dos professores da rede pública paulista influenciam na avaliação dos professores sobre suas condições de trabalho e grau de adesão destes às políticas educacionais. Também foi possível identificar uma tendência de concordância dos professores a políticas que estimulam a meritocracia e a competição entre professores e escolas, embora em graus diferentes a depender do vínculo de trabalho.

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Publicado

2016-11-08