INSERÇÃO PROFISSIONAL DE DIPLOMADOS: UMA INCURSÃO POR ESTUDOS E INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS INTERNACIONAIS
Palavras-chave:
Ensino superior, Inserção profissional, Avaliação institucional, Política pública de ensino.Resumo
A temática inserção profissional dos graduados do ensino superior ganhou visibilidade nos últimos anos com o aumento crescente da escolaridade e as profundas mudanças na esfera econômica e nas dinâmicas do mercado de trabalho. No Brasil, embora o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior preconize o acompanhamento do percurso profissional dos graduados, as instituições de ensino superior ainda não instituíram rotinas de monitoramento dos egressos. Além disso, as abordagens teóricas e metodológicas utilizadas são díspares, inviabilizando produção de conhecimento comparativo e cumulativo acerca dessa matéria, a nível nacional ou mesmo estadual. Este artigo pretende chamar a atenção para a necessidade de se desenvolver pesquisas em larga escala acerca da inserção profissional dos egressos do ensino superior no Brasil. Contribuindo para esse objetivo, o texto aborda três experiências europeias: os eminentes projetos de âmbito internacional CHEERS e REFLEX e o projeto português "Percursos de inserção dos licenciados: relações objectivas e subjectivas com o trabalho". Procuramos documentar o caminho dessas três pesquisas, especialmente o modo como concebem a inserção profissional, as suas dimensões analíticas e conclusões mais importantes.