A TEORIA DA DEPENDÊNCIA EM SEU LABORATÓRIO
Palavras-chave:
Escola Latino Americana da Dependência, mudança social, ChileResumo
A "dependência" tem sido, em distintas épocas, um tema central dentro do campo intelectual latino-americano. Apareceu com força durante a segunda metade do século XIX, no contexto da "Emancipação Mental" e da "Segunda Independência". Continuou na década de 1920 com o debate cosmopolitismo/nacionalismo, e reapareceu em fins de 1950 com os movimentos de descolonização e libertação. Desenvolveu-se como assunto sociológico e como teoria da mudança social no campo acadêmico chileno, entre 1964 e 1973, sob o impulso de uma política consistente de consolidação do sistema científico e da educação superior. Neste anos, quando foi eleito democraticamente o governo socialista de Salvador Allende, Santiago se constituiu como o eixo de um dinâmico circuito acadêmico regional. Neste trabalho, propomo-nos a analisar, a partir de uma perspectiva sócio-histórica, as condições de emergência da Escola Latino-Americana da Dependência (Blömstron & Hettne, 1991) e as particularidades do espaço social no qual se produziu este conhecimento.