ESTRATÉGIAS PERSUASIVAS NO DEBATE ELEITORAL NA TELEVISÃO - ESTUDO DE CASO SOBRE AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS MEXICANAS EM 2012

Autores

  • Gabriel Alexandre Bozza Universidade Federal do Paraná (UFPR).
  • Luciana Panke Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

Comunicação eleitoral, Debate televisivo, México

Resumo

O debate eleitoral na televisão representa uma oportunidade de observar os candidatos sob um novo ângulo. Sem a interferência da propaganda oficial e da produção dos programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, o que conta é a conquista da credibilidade a partir da exposição de propostas. No entanto, sabe-se que o discurso dos candidatos recorre a diversos argumentos, nem sempre tão construtivos. Diversos modelos de debate são praticados na América Latina, entretanto, todos com o mesmo objetivo: expor os candidatos sem a sustentação da propaganda. Este trabalho apresenta reflexões teóricas sobre essa modalidade da comunicação eleitoral e exemplifica as tipologias propostas pelo Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitorais (UFPR), a partir da análise comparativa dos dois debates dos candidatos à Presidência da República no México, em 2012, organizados pelo Instituto Eleitoral Federal (IFE).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Alexandre Bozza, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Gabriel Bozza é mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e jornalista graduado pela PUCPR. Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral. Bolsista Reuni. E-mail: gabrielbozz@gmail.com

Luciana Panke, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Luciana Panke é doutora em Ciências da Comunicação (USP); Professora da Universidade Federal do Paraná nos cursos de graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda e Relações Públicas) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Profissionais e Pesquisadores de Marketing Político (Politicom) e autora do livro

Downloads

Publicado

2014-06-04