TEORICA CRÍTICA E PENSAMENTO MARXISTA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Jeannette Filomeno Pouchain Ramos UECE

Palavras-chave:

Teoria Crítica, Pensamento marxista, Método de pesquisa

Resumo

No contexto histórico, o embate teórico acerca do referencial marxista se apresenta em diferentes correntes do pensamento social mundial, o que incita o estudo das diferenças, semelhanças e perspectivas entre os fundamentos desse pensamento e a teoria crítica na pesquisa em educação. Indagamos se o prognóstico idealizado por Marx ainda constitui referência histórica em processo ou nunca se efetivará no atual contexto e se o diagnóstico da teoria crítica parte desse prognóstico ou apresenta elementos que o refutam? Por fim, quais as contribuições deste referencial na pesquisa em educação? Nesse sentido, desenvolveu-se a revisão bibliográfica pontuando os fundamentos, os princípios, os diagnósticos e prognósticos de cada referencial. A tese marxista afirma que o capitalismo se autodestruiria e a revolução do proletariado não aconteceria, mas, assim como Löwy e Bensaid (2006) assinalam que o progresso do capitalismo tem sido marcado por contratempos em vários planos, Marx e Engels (2006) registraram que os operários triunfam de tempos em tempos. Percebemos que, como afirma Nobre (2004), há modelos de Teoria Crítica, como o modelo da Dialética do Esclarecimento de Adorno e Horkheimer (1985) que diagnóstica a vitória das tropas aliadas, no pós-guerra alemão, não significando, contudo, a restauração das possibilidades revolucionárias, mas, ao contrário, o bloqueio estrutural da prática transformadora. A obra representa a ruptura dos dois autores com os trabalhos anteriores e, no processo histórico, autores que se reconhecem como teóricos críticos passam a não mais ter como fundamental a literatura marxista, mas os próprios escritos passam a ser a referência. No entanto, nossa opção por esse marco teórico se justifica nos princípios que fundam esta corrente: emancipação e criticidade, nas categorias revistas e aprofundadas, na escola de Frankfurt e em intelectuais do mundo todo que têm feito a releitura não dogmática de Marx, com o intuito de reformular e repensar os problemas atuais contra o capitalismo. Na dimensão da pesquisa em educação, percebe-se que, de um lado, há um programa, um método de pesquisa fundamentado no materialismo histórico e dialético empiricamente aberto, portanto, expresso como dimensão transitiva e, de outro lado, a dedicação à ontologia objetiva das estruturas ativas que transcendem os fatos, reconhecida como dimensão intransitiva, que, consequentemente, não pode ser modificada.

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Biografia do Autor

Jeannette Filomeno Pouchain Ramos, UECE

Professora do Centro de Educação/ UECE

Professora e Pesquisadora do Educas

Núcleo de Política, Planejamento e Gestão Educacional

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Publicado

2014-06-04