O Advento do Ensino à Distância no Brasil: Novos desafios ao trabalho docente
Palavras-chave:
EAD, Docente, IndustrializaçãoResumo
Resumo: O artigo busca refletir sobre as condições do trabalho docente na modalidade de Ensino a Distância (EAD), particularmente no âmbito das instituições de ensino superior (IES) privadas, tendo em vista o contexto da reestruturação produtiva desencadeada pelas recomendações do Banco Mundial para o setor da educação. O entendimento é de que, tal como ocorre nos processos fabris, esse novo formato de ensino pode ensejar um novo tipo de alienação e reificação do trabalho vivo (no caso docente) ao transformar em mercadoria formas culturais e históricas de criatividade intelectual num processo de "acumulação por espoliação" em larga escala; o que caracterizaria uma industrialização da Educação. Para tanto, recorreu-se a duas instituições privadas situadas no Norte do Paraná e Mato Grosso do Sul que juntas mantém cerca de 300 mil alunos matriculados.
Palavras-chave: EAD, Docente, Industrialização
Abstract: The essay reflects on the conditions of teaching in the modality of Distance Learning(ODL), particularly within the higher education institutions (ISEs), given the context of therestructuring process triggered by the World Bank recommendations for the sector education. The understanding is that, as occurs in manufacturing, this new teaching format can also give a new type of alienation and reification of living labor (for teachers) to convert into a commodity cultural and historical forms of intellectual creativity in the process of "accumulation by dispossession" large-scale, which characterizes industrialization of Education. For this purpose, we used two private institutions located in the north of Parana and Mato Grosso do Sul, which together holds about 300.000 students enrolled.
Keywords: EAD, Teaching, Industrialization