A PEDAGOGIA TECNICISTA NO CONTEXTO BRASILEIRO DO GOLPE MILITAR DE 1964: O PROJETO EDUCACIONAL DO INSTITUTO DE PESQUISA E ESTUDOS SOCIAIS (1961-1972)

Main Article Content

Décio Gatti Júnior

Abstract

Estudo sobre a pedagogia tecnicista no contexto brasileiro do golpe militar de 1964, com análise do projeto educacional do Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (IPES). Compreende a apresentação do contexto político e educacional da derrubada do governo João Goulart e a análise do papel do IPES no Golpe de 1964 e na consolidação do regime militar, com ênfase na questão educacional. Por fim, apreende os fundamentos da teoria estrutural-funcionalista e da .teoria da instrução. que animaram o projeto educacional do IPES e de seus órgãos associados durante o regime militar no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Júnior, D. G. (2010). A PEDAGOGIA TECNICISTA NO CONTEXTO BRASILEIRO DO GOLPE MILITAR DE 1964: O PROJETO EDUCACIONAL DO INSTITUTO DE PESQUISA E ESTUDOS SOCIAIS (1961-1972). Cadernos De História Da Educação, 9(1). Retrieved from https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/7451
Section
Papers
Author Biography

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia/MG, Brasil)

Link do lattes a>