Non-school education: Religiosity and ways of acting of a curator

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Adriene Suellen Ferreira Pimenta
Mário Allan da Silva Lopes
Thaís Tavares Nogueira

Abstract

A obra é resultado da dissertação de mestrado defendida em 2015 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). No livro, Márcio Barradas Sousa e Maria Betânia B. Albuquerque analisam os saberes e as práticas educativas cotidianas presentes no atendimento de pessoas submetidas às orações e tratamento de cura realizada por Odinéia dos Santos Barbosa, na comunidade quilombola de Abacatal, em Ananindeua, no Pará. Dona Dionéia, como costumava ser chamada, era conhecida como benzedeira que tratava os males espirituais provocados pelos seres habitantes das matas. Como aporte teórico metodológico os autores buscaram alicerçar-se nos pressupostos da história cultural, cuja abordagem historiográfica volta-se para a vida cotidiana, objetos e temas ligados à vida social dos homens e mulheres no tempo. Além disso, utilizaram-se do método da história oral e da técnica da entrevista semiestruturada, bem como características da pesquisa etnográfica.

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How to Cite
Pimenta, A. S. F., Lopes, M. A. da S., & Nogueira, T. T. (2022). Non-school education: Religiosity and ways of acting of a curator. Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e091. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-91
Section
Resenhas
Author Biographies

Adriene Suellen Ferreira Pimenta, Universidade Federal do Pará (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-2641-993X
http://lattes.cnpq.br/4544619583854800
adrienepimenta@gmail.com

Mário Allan da Silva Lopes, Universidade do Estado do Pará (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-6682-4633
http://lattes.cnpq.br/6657202929774206
m.allanlopes@gmail.com

Thaís Tavares Nogueira, Universidade do Estado do Pará (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-9610-0679
http://lattes.cnpq.br/3745182308755855
thaistnogueira31@gmail.com

References

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