La producción agrícola de la Reserva de Desarrollo Sostenible Quilombos y su suministro al Programa de Adquisición de Alimentos - PAA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153715

Resumen

No Estado de São Paulo na região do Vale do Ribeira o bioma Mata Atlântica está expressivamente presente nas áreas que são Unidades de Conservação (UC). Além do patrimônio ambiental, observa-se a diversidade sociocultural presente, devido à existência em muitas delas, de comunidades quilombolas, caiçaras e indígenas. A reflexão proposta nesse artigo versa sobre a prática agrícola quilombola, a agrobiodiversidade, e o programa de aquisição de alimentos (PAA) que se interlaçam num território socioambiental, a unidade de conservação de uso sustentável estadual, denominada Reserva de Desenvolvimento Sustentável dos Quilombos da Barra do Turvo. Essa UC compõe o Mosaico de Unidades de Conservação Jacupiranga, criado em 2008. A metodologia adotada se baseou em revisão bibliográfica e em dados da Companhia Nacional de Abastecido (CONAB) quanto aos tipos de alimentos produzidos pelas comunidades quilombolas do município de Barra do Turvo e obtidos via o PAA no período de 2012 a 2017. Nesse esforço acadêmico concluímos que as comunidades quilombolas dessa Reserva de Desenvolvimento Sustentável têm diversidade agrícola, e que esta exerce papel fundamental na manutenção da segurança alimentar dos próprios agricultores quilombolas, bem como por meio da comercialização via o PAA também viabiliza alimentos para famílias em vulnerabilidade alimentar que são assistidas pela poder público municipal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Katia Maria Pacheco dos Santos, Universidade do Estado de Mato Groso - UNEMAT

Engenheira Agrônoma. Mestre em Ecologia de Agroecossistemas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz /USP e Doutora em Ciências. Atuação profissional em extensão rural, desenvolvimento socioambiental, administração e comercialização rural. Gestora de projetos socioambientais, de pesquisa e extensão e em captação de recursos junto a instituições como: FNMA/MMA, MDA; Petrobras, além da FAPESP e do CNPq. Atua a mais de 15 anos em projetos de Extensão Rural na Amazônia, São Paulo e Paraná. Atuou como consultora no PNUD; MMA; MDS e NATURA. Foi gestora de Unidades de Conservação pela Fundação Florestal/SMA no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), Estação Ecológica Juréia-Itatins, RDS, APA dos Quilombos do Médio Ribeira e Parque Estadual Caverna do Diabo. Atuou na coordenação de Projetos em ONGs ambientalistas e indigenistas como o Instituto Socioambiental - ISA. Docente na faculdade de agronomia e medicina veterinária na Universidade de Brasília - UNB até 2016, na Área de Extensão Rural. Foi Diretora do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da cidade de Peruíbe - SP até outubro de 2017. Desde novembro de 2017 é Docente na Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT a disciplinas de Desenvolvimento Rural Sustentável; Desenvolvimento e Gestão da Agricultura Familiar; Conservação dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local e Turismo Rural,Economia Rural e Comercialização Agrícola e Ética Profissional, Legislação Agrária e Legislação Ambiental.

Wagner Gomes Portilho, Fundação Florestal

Biólogo, Gestor de Unidades de Conservação pela Fundação Florestal, Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Solange Almeida , Fundação Florestal

Responsável técnico administrativo no MOJAC, Fundação Florestal.

Publicado

2021-02-11

Cómo citar

SANTOS, K. M. P. dos .; GOMES PORTILHO, W.; ALMEIDA , S. La producción agrícola de la Reserva de Desarrollo Sostenible Quilombos y su suministro al Programa de Adquisición de Alimentos - PAA. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 37 Ago., p. 299–329, 2021. DOI: 10.14393/RCT153715. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/54417. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos