Os laços sociais na dinamização comercial das agroindústrias familiares na região Médio Alto Uruguai-Rs/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT153511Resumen
A construção deste artigo partiu das reflexões em torno das relações socioeconômicas estabelecidas na comercialização entre os proprietários das agroindústrias familiares (AFs), seus fornecedores, varejistas e consumidores presentes no território do CODEMAU-RS-BRASIL. Neste sentido, o problema de pesquisa busca compreender como os laços fortes e fracos dinamizam as relações comerciais estabelecidas entre atores pertencentes a cadeia agroindustrial familiar do CODEMAU? Para melhor compreender esse fenômeno, utilizou-se o aporte teórico da Nova Sociologia Econômica, principalmente os conceitos de embeddedness, redes de relações sociais, laços fortes e fracos, tendo como autor principal Mark Granovetter. A pesquisa foi realizada através de uma amostra de dez agroindústrias familiares, dez fornecedores, dez varejistas e dez consumidores indicado pelos pares, obedecendo a técnica bola-de-neve. Para estes 40 atores foram aplicados questionários semiestruturados. Os resultados demonstraram que a maioria das relações comerciais entre os atores são estabelecidas por ‘laços fortes’, obedecendo a lógica da confiança, da reciprocidade, do parentesco e da afetividade, porém, ao buscarem a expansão, necessitam estabelecer a lógica dos ‘laços fracos’ com outros atores representativos de outras redes sociais, potencializando assim maiores vendas, maior escala e inovação. E, que as AFs são parte histórica do território, em que a cultura da produção e da industrialização agrícola foi trazida pelos colonizadores. Assim, conclui-se que as AFs podem até não contribuírem de forma exponencial para o desenvolvimento socioeconômico da região, mas com certeza, contribuem e muito para a reprodução social e a manutenção da cultura e do agricultor no meio rural.