A CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO EM GEOGRAFIA SOB A ÓTICA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA POSSÍVEL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249669037

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Ensino por Investigação, Sequência de Ensino Investigativo

Resumen

O objetivo deste artigo é descrever e analisar uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) em Geografia, adotando a perspectiva do ensino por investigação como abordagem didática, buscando identificar indícios que a caracterizam como investigativa. Apresenta uma abordagem qualitativa, sendo fruto de uma pesquisa colaborativa. A SEI foi planejada juntamente com um professor de Geografia da Educação Básica do Ensino Médio, e está intitulada “Dinâmica demográfica e as relações socioespaciais.” Para planejá-la, realizamos oito encontros (reuniões online – via plataforma Google Meet). Para análise, consideramos as características do ensino por investigação proposta por Moura, Valois e Sedano (2019).  Os resultados demonstram que a SEI possui caráter investigativo, atendendo os pressupostos do ensino por investigação. Apresenta uma proposição de como valorizar o conhecimento prévio do estudante, bem como a articulação entre as etapas e atividades propostas, de modo que o estudante possa, por meio do ensino investigativo, resolver problemas, levantar hipóteses, investigar e analisar os fenômenos estudados na aula. Sendo assim, esperamos que o trabalho sob a ótica dessa abordagem didática, por meio de SEI, encontre espaço nas aulas de Geografia, tornando-se um aliado potente para a promoção do ensino e aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geisa Fideles, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Professora de Geografia na Rede Estadual de Ensino da Bahia/BA.

Luciana Sedano, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação (FEUSP), Professora Titular da área de Didática do Departamento de Ciências da Educação (DCIE/UESC) Docente no Mestrado Profissional em Educação (PPGE) e no Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM).

Publicado

2023-12-05

Cómo citar

FIDELES, G.; SEDANO, L. A CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO EM GEOGRAFIA SOB A ÓTICA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA POSSÍVEL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 96, p. 318–329, 2023. DOI: 10.14393/RCG249669037. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/69037. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos