A CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO EM GEOGRAFIA SOB A ÓTICA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA POSSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249669037Palabras clave:
Ensino de Geografia, Ensino por Investigação, Sequência de Ensino InvestigativoResumen
O objetivo deste artigo é descrever e analisar uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) em Geografia, adotando a perspectiva do ensino por investigação como abordagem didática, buscando identificar indícios que a caracterizam como investigativa. Apresenta uma abordagem qualitativa, sendo fruto de uma pesquisa colaborativa. A SEI foi planejada juntamente com um professor de Geografia da Educação Básica do Ensino Médio, e está intitulada “Dinâmica demográfica e as relações socioespaciais.” Para planejá-la, realizamos oito encontros (reuniões online – via plataforma Google Meet). Para análise, consideramos as características do ensino por investigação proposta por Moura, Valois e Sedano (2019). Os resultados demonstram que a SEI possui caráter investigativo, atendendo os pressupostos do ensino por investigação. Apresenta uma proposição de como valorizar o conhecimento prévio do estudante, bem como a articulação entre as etapas e atividades propostas, de modo que o estudante possa, por meio do ensino investigativo, resolver problemas, levantar hipóteses, investigar e analisar os fenômenos estudados na aula. Sendo assim, esperamos que o trabalho sob a ótica dessa abordagem didática, por meio de SEI, encontre espaço nas aulas de Geografia, tornando-se um aliado potente para a promoção do ensino e aprendizagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Geisa Fideles, Luciana Sedano
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.