DO GEOPARK ARARIPE À CONSOLIDAÇÃO DE UM CAMPO DO CONHECIMENTO: AS PESQUISAS SOBRE A GEODIVERSIDADE DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249668567Palabras clave:
Geopatrimônio, Geoconservação, GeoparqueResumen
A geodiversidade está entre as temáticas de maior crescimento no mundo, consolidando-se como um paradigma geocientífico para a conservação do geopatrimônio. O presente estudo objetiva fazer uma análise do estado da arte das pesquisas sobre a geodiversidade do estado do Ceará, Brasil a partir da caracterização dos principais conceitos adotados, áreas estudadas e anos das publicações, tomando como parâmetro o início dos estudos no estado. O estudo pautou-se no levantamento quanti-qualitativo de publicações científicas sobre a geodiversidade do Ceará a partir dos conceitos de geodiversidade, geopatrimônio, geoconservação, geoturismo e geoparque, bem como os derivados da ampliação e diversificação da discussão até o ano de 2022. Das 226 publicações identificadas, a primeira ocorreu apenas em 2007, sendo registrados 21 conceitos, dos mais clássicos aos mais recentes. Dentre as unidades geoambientais pesquisadas, destacam-se os Altos Planaltos Sedimentares, com destaque para o GeoPark Araripe, que concentra 46% dos estudos. Diferentes escalas de análise e recortes espaciais, como unidades de conservação, formas de relevo, municípios e regiões metropolitanas, foram adotados nas pesquisas. Podemos afirmar que a geodiversidade consolida-se no Ceará como um novo campo de investigação aplicado e multidisciplinar, mas com fortes bases na Geografia e Geologia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Francisco Nataniel Batista de Albuquerque, João Bandeira da Silva, Rebeca Gonçalves Vieira, Ismael Clemente Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.