CAMINHADAS GUIADAS PELO TURÍSTICO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS-MA – PAISAGEM: COMO SE FAZ
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249566971Palabras clave:
Caminhar, Paisagens Patrimoniais, São Luís do MaranhãoResumen
Caminhar pela cidade é uma prática espacial que assume diversas conotações, entre elas, a turística e educacional. Seguindo tal perspectiva, no presente artigo trataremos de caminhadas guiadas. Neste sentido, por possuir fortes aproximações com significados patrimoniais, interessamo-nos pela paisagem turística do centro histórico de São Luís-MA, admitindo ainda o caminhar como fundante metodologia de pesquisa. Buscamos, assim, identificar e perscrutar representações sobre a cidade e sobre a paisagem veiculadas nos roteiros e nos processos em curso. Enquanto plano empírico, selecionamos quatro categorias de roteiros, quais sejam: i) público-espetacular; ii) guiamento turístico privado; iii) educacional; iv) temática. Ao interpretarmos o poema “Paisagem: como se faz”, de Carlos Drummond de Andrade, traduzimos a hipótese de que a paisagem não existe: ela se faz caminhando pelo espaço. Com efeito, concluímos que os sujeitos guiados participam ativamente da experimentação de mundo da qual são praticantes, o que faz do roteiro turístico um dado objetivo, mas também subjetivo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 José Arilson Xavier de Souza, Maria Tereza Duarte Paes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.