DECISÕES PARA A ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA: APROXIMANDO CIÊNCIA E GESTORES NA REGIÃO DOS VALES/RS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249566921Palabras clave:
Racionalidade limitada, Extensão universitária, Rio Grande do SulResumen
A transparência e a disponibilidade de informações de base científica, por si só, não têm se mostrado capaz de alterar as prioridades para gestores públicos e privados nos rumos do desenvolvimento no Rio Grande do Sul. O presente ensaio tem por objetivo sistematizar a experiência por pesquisadores da Universidade de Santa Cruz do Sul na qualificação das ações de extensão e inserção junto à comunidade regional com a dimensão da adaptação climática. São brevemente descritas quatro áreas de atuação pelos pesquisadores na Região dos Vales, entre 2017 a 2022, tendo como referência os conceitos de Enquadramento e Ancoragem oriundos da Teoria da Racionalidade Limitada no campo de estudos organizacionais. Entre as lições aprendidas na assessoria à tomada de decisões que incluam a adaptação climática, destacamos a necessidade de adequar a linguagem utilizada na interação com os agentes econômicos e públicos; conviver com as ancoragens, bem como superar a fragmentação da especialização acadêmica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Markus Erwin Brose
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.