A IDEIA DE SERTÃO NA FORMAÇÃO SOCIOTERRITORIAL BRASILEIRA, E NA REGIÃO DA GUERRA DO CONTESTADO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249566632Palabras clave:
Brasil, Território, Sertão, Guerra do ContestadoResumen
O artigo em questão teve como objetivo investigar o papel desempenhado pela ideia de sertão na formação socioterritorial brasileira, desde as abordagens teóricas até o mundo real, vivido por populações sertanejas no país, com destaque para a região sertaneja da Guerra do Contestado. O processo histórico-cultural de formação brasileira carrega consigo uma gama de relações no cerne das ideias atribuídas ao sertão, permitindo por meio da pesquisa dos conflitos existentes ao longo dos séculos, compreender o dinamismo de composição do território nacional. Nesse sentido, a categoria espacial de sertão oriunda a partir do olhar geográfico, propõe uma dialética entre o pensamento eurocêntrico, de expansão e domínio do espaço nacional, com o modo diametralmente oposto adotado por aqueles que foram e continuam sendo expulsos dessas terras, e que enxergam no “sertão” um sinônimo de liberdade e esperança em relação a uma sociedade que desde o início os oprime. Metodologicamente foram realizados levantamentos em bibliografias relacionadas a discussão de sertão, tanto em textos geográficos, quanto nos da sociologia, história e antropologia. Para a inserção geográfica da região sertaneja do Contestado, esta ocorreu por meio da ampla produção de Fraga, que vem estudando e geografizando a região do Contestado, desde 1994.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Nilson Cesar Fraga, Victória Jandira Bueno
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.