DESENVOLVIMENTO HUMANO E PROGRESSO: REFLEXÕES SOBRE O FENÔMENO DA DOMINAÇÃO ENTRE POVOS E CULTURAS NO INTERIOR DO PENSAMENTO OCIDENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249666368Palabras clave:
Desenvolvimento humano, Progresso, Dominação, EurocentrismoResumen
Este artigo consiste em uma reflexão teórica acerca de algumas ideias relacionadas ao processo de dominação, produzidas no contexto do século XIX por algumas nações europeias, que influenciaram e nortearam as concepções de progresso e desenvolvimento humano no ocidente capitalista. Para tanto, usa como referência a produção teórica de alguns autores que examinaram, quer no âmbito científico, quer no campo das relações econômicas e culturais, uma concepção de progresso e de desenvolvimento humano cuja tendência principal foi legitimar e naturalizar mecanismos de dominação e exploração, expressos na forma como algumas nações da Europa Ocidental se relacionaram com outras culturas, sobretudo com as da América e da África. Considera também a questão do desenvolvimento humano, destacando algumas formulações produzidas, no século XIX, momento de consolidação da ciência moderna. Assim, visa atualizar e problematizar o debate acerca da dominação entre alguns países da Europa Ocidental e outras culturas, cujos reflexos podem ser percebidos até a atualidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Alex Sandro Corrêa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.