GEOGRAFIA DE LUTAS E RESISTÊNCIAS NO TRIÂNGULO MINEIRO: ESTUDOS AGRÁRIOS E DEBATE PARADIGMÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG227958750Palabras clave:
Lutas, Resistências, Debate Paradigmático, Triângulo Mineiro, Geografia AgráriaResumen
A história do pensamento geográfico mostra que, desde a sua origem, ela esteve vinculada à interesses específicos e sujeitos e/ou classes sociais hegemômicas. As motivações e os projetos se transformaram, mas ainda sim é necessário desvelar as concepções de mundo desenvolvidas no interior da Geografia. Este trabalho procurou contribuir com a atualização do pensamento geográfico por meio da identificação e análise dos temas e paradigmas da Geografia Agrária mineira. Especialmente neste artigo, as reflexões foram canalizadas na atuação do Triângulo Mineiro na construção de uma Geografia Agrária crítica, denominada de Geografia de Lutas e Resistências. Para tanto, foi proposta uma leitura ancorada no debate paradigmático, abordagem que realça as posturas políticas e ideológicas do conhecimento. No caso da Geografia Agrária, o Paradigma do Capitalismo Agrário (PCA) e o Paradigma da Questão Agrária (PQA) atuaram como aportes dessa reflexão. Através da UFU, a região tem contribuído para o avanço dos estudos críticos, os quais compreendem que o desenvolvimento do capitalismo no campo não acontece de forma homogênea, mas é permeado de contradições que possibilitaram historicamente a (re)criação do campesinato. São estudos que se direcionam para o entendimento da luta, do enfrentamento, da resistência e da superação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.