DINÂMICA DA ESTRUTURA DA PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JAURU/MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG206940664Palabras clave:
Conservação Ambiental., Ecologia., Atividades produtivas.Resumen
O objetivo deste trabalho é analisar a dinâmica da estrutura da paisagem e os seus desdobramentos na fragmentação da bacia hidrográfica do rio Jauru/Mato Grosso, contida nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal. Foram utilizadas imagens do satélite Landsat 5 e 8 e efetuados os seguintes processos: registro de imagens, mosaico, recorte, segmentação, classificação supervisionada, quantificação dos dados e elaboração dos mapas temáticos. Para geração das métricas de paisagem foi utilizado o Fragstat. Os resultados mostraram alterações em todas as classes de vegetação no período de 1986 a 2016 e redução de 61,65% da cobertura vegetal devido ao desenvolvimento das atividades agropecuárias. Constatou-se que o uso antrópico contribuiu para a fragmentação da cobertura vegetal, sendo que, no bioma Amazônia, foi observado o maior número de fragmentos, o maior grau de isolamento e os maiores índices de forma do fragmento, fatores que contribuem com o aumento dos efeitos de borda. Concluiu-se que no período de trinta anos a supressão da cobertura vegetal da bacia ocorreu em função das atividades agropecuárias, cujo impacto foi acentuado em áreas do bioma Amazônia presente na bacia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.