ZONEAMENTO PEDOCLIMÁTICO DA CULTURA DO COCO PARA ÁREAS ANTROPIZADAS DA REGIÃO DO VALE DO JURUÁ, ESTADO DO ACRE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196504Palabras clave:
Aptidão Agrícola, solos do Acre, Amazônia Ocidental.Resumen
O zoneamento pedoclimático constitui-se no reconhecimento e mapeamento de áreas de terras aptas, inaptas ou com alta potencialidade para a implantação de uma dada cultura, levando-se em consideração critérios edáficos, climáticos, agronômicos e de riscos da atividade. O presente trabalho teve por objetivo realizar o zoneamento pedoclimático para a cultura do coco nas áreas desmatadas do Vale do Juruá, inclusas nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.Para estruturação da base de dados de Pedologia foram utilizados 291 perfis. Os pontos dos perfis foram integrados com o mapa de solos do ZEE na escala de 1:250.000 de forma a ter variabilidade superficial e subsuperficial de perfis em cada unidade de mapeamento. Para a estruturação da base de dados climática foram utilizados modelos globais que permitiram uma resolução espacial de 1 km2. A partir dos critérios adotados na metodologia verificou-se que as áreas alteradas da regional do Vale do Juruá apresentaram-se amplamente recomendáveis ao cultivo do coqueiro nos níveis de manejo B (média tecnologia) e C (alta tecnologia). A regional do Vale do Juruá apresenta características satisfatórias e recomendáveis para o cultivo intensivo da cultura do coqueiro, tanto climáticas quanto pedológicas, na escala de trabalho de 1:250.000.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.