FATORES QUE CONTROLAM A TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE DOS SOLOS DO NOROESTE DO PARANÁ
Palabras clave:
Substrato Geológico, Palha, Umidade do Solo, Sensoriamento Remoto, Interpretação de Imagens.Resumen
Este artigo apresenta um estudo da temperatura de superfície de solos da região noroeste do Estado do Paraná. Essa região possui duas formações rochosas predominantes: formação Caiuá (Kc) e formação Serra Geral (JKsg). Os solos que se desenvolvem sobre essas formações possuem texturas arenosas e argilosas. Formulou-se a seguinte questão: em total exposição, tais solos possuem diferentes valores de temperatura de superfície? Adicionalmente, também foi avaliado o papel térmico da cobertura vegetal que permanece sobre o solo após as colheitas, sistema este denominado como plantio direto. Buscou-se compreender se essa cobertura provoca alguma variação na temperatura dos solos. Foi utilizada uma abordagem a partir de sensoriamento remoto e testes estatísticos. Os resultados mostram que: a) quando os solos arenosos e argilosos estão totalmente expostos, os solos arenosos possuem maiores valores de temperatura de superfície; b) a presença de cobertura vegetal morta provoca uma diminuição na temperatura, tanto dos solos arenosos quanto dos argilosos; c) quando os dois tipos de solos avaliados estão cobertos com palha, não há diferenças significativas entre suas temperaturas. Esses resultados evidenciam os fortes controles do material parental e da cobertura de palha sobre a temperatura de superfície dos solos da região noroeste do Paraná.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.