OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG176013Palabras clave:
Ensino-aprendizagem de Geografia, Cartografia escolar, Educação cartográficaResumen
Este ensaio tem como objetivo refletir sobre a importância dos conhecimentos cartográficos na prática docente em Geografia na educação básica, partindo de um estudo de caso realizado com professores da rede estadual de ensino no município de Chapecó, em Santa Catarina. Com base em informações qualiquantitativas obtidas em formulários de questões e entrevistas, analisa-se as concepções dos professores acerca da funcionalidade e da utilização dos conhecimentos cartográficos em suas aulas. Constatou-se que as potencialidades do uso da Cartografia no ensino-aprendizagem ainda são pouco exploradas por parcela significativa dos professores, devido, entre outros fatores, à limitada visão em relação a ela - vista apenas como uma técnica ou como um tema específico da disciplina - e à falta de domínio dos princípios teóricos e metodológicos deste conhecimento. Essas limitações, que têm origem, em grande parte, na formação acadêmica dos docentes, dificultam a adoção de práticas docentes que promovam o uso da linguagem cartográfica para a construção de conceitos e para a análise do espaço no âmbito da Geografia escolar.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.